AtaNews Publicidade 728x90
29/03/2022 às 16h46min - Atualizada em 29/03/2022 às 16h46min

A importância da impermeabilização dos estofados

Assessoria de imprensa, Michelly Sicchieri
Foto: Imagem Ilustrativa
A impermeabilização dos estofados pode ser decisiva para a longevidade da mobília de uma casa. Alguns pontos que devem ser considerados nesse sentido, são: 
  • O que a impermeabilização protege;
  • Quais são as principais agressões aos móveis estofados;
  • Como o tratamento é realizado;
  • Como se forma uma superfície hidrofóbica;
  • Quais são as contribuições do tratamento.
 
Neste artigo, serão elucidadas a aplicação desta técnica e quais são as suas vantagens em aplicá-la em espaços domésticos ou comerciais. Por isso, o que será discutido nos tópicos a seguir é um manual completo da prática e de como ela pode ser encontrada no mercado hoje, fornecendo ao leitor as informações corretas para decidir por uma impermeabilização em sua mobília.

Proteção contra condições externas

A impermeabilização de estofados é um processo industrial que torna hidrofóbica a superfície de tecidos de sofás, poltronas e cadeiras acolchoadas. O tratamento envolve a aplicação de substâncias líquidas ou em gel, que criam uma película protetora.
 
Muitas empresas oferecem o processo a domicílio, quando um aplicador se dirige até a residência do cliente para realizar o serviço. Em escala comercial, a impermeabilização pode ser feita por spray, em jatos ligados a pequenos tanques elétricos.
 
Um tecido aplicado em massagem espiritual, seja este natural ou artificial, é composto por fibras que podem ser um pouco mais próximas ou separadas umas das outras, com vãos que permitem a penetração de água, sucos, óleos e outros componentes molhados.
 
Condições externas como a exposição a alimentos, o posicionamento em áreas externas, o contato com dejetos de animais e insetos podem destruir a estrutura de um móvel, que é revestida por um tecido que não pode conter essas substâncias.
 
Considerando que os estofados são formados por camadas de espuma, o contato com líquidos pode gerar danos profundos, que inviabilizam o uso do objeto. Uma empresa de arquitetura pode investir na impermeabilização para a mobília, que compõe:

Projetos abertos

Os projetos abertos são áreas, varandas e terraços, marcados pelo contato direto com a natureza e a ausência de coberturas ou barreiras laterais, como as paredes. Essa falta de proteção física expõe o espaço às chuvas, luz solar direta e ventos.
 
As áreas externas são muito cobiçadas por indivíduos e empresas, uma vez que são soluções promissoras de lazer e valorização do imóvel. Essas regiões da casa, anteriormente negligenciadas, se tornam então o ponto favorito da residência.
 
A impermeabilização dos estofados destinados às áreas externas é de extrema importância para viabilizar a instalação de mobília nesses ambientes. A escolha de materiais resistentes para o apoio desses móveis também compõe a proposta.

Projetos à beira-mar

As construções à beira-mar são marcadas pelas altas concentrações de salitre no vento litorâneo, um fenômeno chamado de maresia. A presença de sódio no ar gera a corrosão de muitos materiais onipresentes na construção civil, como o concreto e o ferro.
 
Dado que esses materiais são usados na parte estrutural e decorativa da casa, estabelecer projetos que ajudem a conter a penetração de salitre em sua superfície são prioridade nas propostas à beira-mar. Tamanho cuidado se estende na mobília.
 
O salitre também pode corroer tecido com maior facilidade, o que pode não ser tão danoso em roupas, mas diminui significativamente o tempo de uso de móveis caros. Um espaço para churrasqueira gourmet moderna deve contar com uma barreira que contenha o sal.
 
A impermeabilização é efetiva também nesses casos, visto que sua camada protetora também impede o contato do salitre com as fibras do tecido. Assim, a substância fica retida na camada mais superficial, sendo removida com facilidade.

Espaços de intensa circulação

Os espaços de intensa circulação podem ser vistos no contexto doméstico (salas de estar e locais de convivência) e no contexto empresarial (halls, salas de espera, lojas). Os móveis que compõem esses ambientes podem estragar ou sujar mais rapidamente.
 
Quando há a presença de animais de estimação ou crianças, o risco de acidentes com líquidos aumenta, como em salas de TV ou brinquedotecas. Para proteger a mobília de tamanha exposição, a impermeabilização é um procedimento indicado.
 
Uma clínica nutrição personalizada, com ambientação que remete aos espaços residenciais para criar conforto, pode trocar mobílias de plástico ou metal por materiais acolchoados impermeabilizados, melhorando o acabamento do local.

Benefícios da impermeabilização

A impermeabilização pode ser útil para indivíduos e organizações, frequentemente recomendado nos casos citados nos tópicos acima. Seus benefícios sobre o móvel e a experiência de uso justificam a crescente adesão ao serviço.

1 - Durabilidade

Móveis impermeáveis duram por mais tempo, uma vez que estão protegidos de uma série de fatores externos de deterioração. Indo além do contato direto com líquidos, o acúmulo de poeira, a incidência do sol e o atrito causado pelo uso são aliviados com o tratamento.
 
Ao inserir uma camada protetora hidrofóbica sobre a superfície, isola-se o tecido desses efeitos físicos e químicos que anteriormente atuariam sobre a peça. Assim, um móvel impermeabilizado pode durar de dois até décadas a mais.

2 - Higienização facilitada

A camada de proteção do impermeabilizante atua fechando os poros criados pelos intervalos entre as fibras do tecido, garantindo a completa vedação da superfície. Em consequência, isso significa uma limpeza mais rápida do móvel.
 
Sujeiras físicas como poeira, líquidos e resíduos sólidos podem ser removidas com uma única passada em móveis impermeabilizados. Panos úmidos, espanadores e outras ferramentas simples podem ser usadas para a limpeza.
 
A impermeabilização também facilita a aplicação de produtos para desinfecção de superfícies, impedindo que ele penetre em camadas mais profundas. Despesas com aspiradores elétricos também são reduzidas com o tratamento.

3 - Prevenção contra infestações

Estofados cobertos por tecido são conhecidos por seu potencial de esconder colônias de fungos e bactérias. Os colchões, por exemplo, no ápice de seu uso, podem conter 1,5 milhão de ácaros espalhados por toda a sua extensão.
 
Esses animais, bem como alguns fungos, se alimentam de resíduos de pele humana soltos no atrito do sono. Esse volume de pele morta se torna uma fonte constante de nutrientes, enquanto a temperatura corporal humana e o suor criam condições ideais de umidade.
 
Impermeabilizar colchões e sofás logo após a compra são modos eficazes de prevenir as infestações nesses móveis, isolando sua parte mais profunda das condições externas. Em circunstâncias como as de uma creche de bebê, o cuidado deve ser redobrado.
 
A prevenção contra infestações em estofados diminui a incidência de problemas respiratórios crônicos, como alergias, rinites, asma e sinusite, que geralmente se desenvolvem nos primeiros anos de vida de uma pessoa.

4 - Remoção de manchas

A remoção de manchas, por outro lado, é o desdobramento mais evidente de um trabalho de impermeabilização. Demonstrações disponíveis na web contam com o derramamento de líquidos, como vinho e café, em um móvel impermeabilizado, exibindo os resultados.
 
Molhos, sucos e até mesmo resíduos de tinta não deixam marcas em móveis impermeabilizados, o que permite a remoção completa da substância no momento em que ela derrama sobre a superfície e escorre ao chão, por conta do fator hidrofóbico.
 
Acidentes que envolvem o derramamento de alimentos e líquidos fazem parte da realidade de muitos indivíduos, desde adultos até crianças. Em móveis que não passam por esse tratamento, um descuido natural pode estragar uma peça de mobília.

5 - Ideal para crianças e pets

Um cabeleireiro profissional feminino deve adaptar seu espaço ao tipo de serviço que realiza, priorizando a segurança e o conforto de profissionais e indivíduos que frequentam o espaço. Da mesma forma deve ser a adaptação de residências para cada uso.
 
As crianças estão sempre com os pés e mãos sujos de algo e os animais de estimação soltam pelo o tempo todo. Isso pode gerar um volume de sujeira maior do que o comum, fazendo com que moradores sintam que a casa já não está tão higienizada.
 
Ao impermeabilizar os estofados de casa, o proprietário poupa uma parte da preocupação e dos cuidados com a mobília, tornando-a mais resistente. Esta pode ser uma excelente contribuição em projetos de adaptação de ambientes domésticos à crianças e animais.

6 - Versatilidade para o móvel

Para móveis que são usados em uma sessão acupuntura particular, sua superfície deve ser resistente o bastante para o contato com óleos e loções baseadas em gorduras. Para isso, a impermeabilização de estofados é o ideal.
 
Em residências, a prática também é recomendada. Um móvel impermeabilizado está pronto para ocupar qualquer espaço, seja uma área externa ou interna, independentemente do nível de circulação ou exposição dele.

Considerações finais

A impermeabilização de estofados é parte de práticas que visam a simplificação de atividades domésticas, pela vedação de poros que podem se converter e focos de acúmulo de substâncias e organismos biológicos.
 
Um recurso disponível para qualquer orçamento, a impermeabilização pode ser feita em sofás, cadeiras de jantar, poltronas, colchões e qualquer outro elemento acolchoado da mobília observado pelo morador.
 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »