AtaNews Publicidade 728x90
10/05/2019 às 15h37min - Atualizada em 10/05/2019 às 15h37min

Urso pardo é encontrado após ser considerado extinto em Portugal

O Serviço Territorial de Meio Ambiente de Zamora anunciou, na quarta-feira (8), que o urso pardo, considerado extinto em Portugal, foi encontrado na Espanha.

Instituto Anda
Foto: Dreamstime

A descoberta veio após estragos serem registrados em várias colmeias na cidade de La Tejera. As autoridades chegaram a conclusão que um animal da espécie era o responsável.

“Dá-se a circunstância de ser a primeira vez, nos últimos dois séculos, em que a presença desta espécie no país vizinho é confirmada de maneira confiável”, revelam as autoridades espanholas. As informações são do portal Sol.

A Espanha decidiu, então, avisar Portugal sobre a presença do urso, devido à possibilidade do animal passar para o território português, algo que, de fato, acabou acontecendo.

O livro “Urso Pardo em Portugal – Crônica de uma Extinção” conta que o último animal da espécie a pisar no território português, segundo os registros, morreu em 1843. Já na Espanha, medidas foram adotadas após o urso pardo ficar ameaçado de extinção. Com isso, a situação foi revertida, os números de animais estabilizaram e a espécie não foi extinta.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »