AtaNews Publicidade 728x90
27/03/2019 às 10h04min - Atualizada em 27/03/2019 às 10h04min

Orangotango fica cega após ser baleada dezenas de vezes na Indonésia

Um raio X mostrou pelo menos 74 balas de chumbinho no animal. Espécie está criticamente ameaçada de extinção.

Orangotango chamada Esperança ficou cega após levar tiros — Foto: AP Photo/Binsar Bakkara
Uma fêmea orangotango, espécie em alto risco de extinção, da ilha de Sumatra, na Indonésia, ficou cega depois de ter sido baleada pelo menos 74 vezes com uma pistola de ar, informou uma veterinária do Programa de Conservação do Orangotango de Sumatra.

Um raio-x mostrou pelo menos 74 balas de chumbinho em seu corpo, incluindo quatro no olho esquerdo e dois no direito, disse Yenny Saraswati. Ela disse que o animal, chamada de "Esperança" pela equipe de resgate, ficou cego por causa dos ferimentos e também tinha várias feridas abertas que se acredita terem sido causadas por objetos pontiagudos.

Ela disse que Esperança foi submetida a uma cirurgia no domingo (17) para reparar uma clavícula quebrada e estava se recuperando nesta segunda.

Os ataques a orangotangos aumentaram à medida que as indústrias de óleo de palma e papel avançam sobre o habitat selvagem dos animais.

Aldeões avistaram a orangotango gravemente ferida em uma fazenda no distrito de Subulussalam, na província de Aceh, na semana passada, com seu bebê de um mês, que estava sofrendo de desnutrição crítica, disse Sapto Aji Prabowo, chefe da agência de conservação provincial de Aceh.

O bebê morreu de desnutrição quando as equipes de resgate levaram os dois animais para uma clínica veterinária.

"Espero que Esperança passe deste período crítico, mas ela não pode mais ser solta", disse Saraswati, acrescentando que durante a operação eles só removeram sete balas de chumbinho porque eles tinham que priorizar a fixação da clavícula quebrada e o risco de infecção que ele causava.



Raio-X mostra as balas de chumbinho no corpo de orangotango — Foto: AP Photo/Binsar Bakkara

O Programa de Conservação dos Orangotangos disse que o uso de armas de ar para atirar e matar animais selvagens, incluindo orangotangos, é um grande problema na Indonésia.

Segundo a organização, nos últimos 10 anos mais de 15 orangotangos foram tratados com um total de quase 500 balas de chumbinho em seus corpos.

No ano passado, um orangotango na parte indonésia de Bornéu morreu depois de ter sido baleado pelo menos 130 vezes com uma pistola de ar, o segundo assassinato conhecido de um orangotango naquele ano.

Um estudo abrangente de 2018 sobre os orangotangos de Bornéu estima que seus números despencaram em mais de 100.000 desde 1999, à medida que as indústrias de óleo de palma e papel encolhem seu habitat e os conflitos fatais aumentam.

Apenas cerca de 13.400 orangotangos de Sumatra permanecem em estado selvagem. A espécie está listada como criticamente ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »