AtaNews Publicidade 728x90
25/01/2019 às 14h32min - Atualizada em 25/01/2019 às 14h32min

Painel vazado é ótima forma de dividir o ambiente

Saiba quando usar a peça, que pode ser feita sob medida ou comprada pronta; materiais mais usados são o metal, a cerâmica e a madeira

Revista Zapimóveis
Foto: Divulgação
Os chamados painéis vazados viraram os novos queridinhos dos projetos residências. Como os apartamentos novos estão cada vez menores, as peças são as escolhidas na missão de separar ambientes – no lugar de uma parede de alvenaria, por exemplo. “O painel tem maior mobilidade de montagem e pode funcionar como filtros, onde o projeto define se terá ou não visibilidade para outro ambiente. A única desvantagem é que ele não é efetivo como proteção acústica”, ensina a arquiteta Denise Barretto.

Na decoração nacional, os painéis aparecem em sua maioria feitos de madeira, cerâmica e metal. Entre os metálicos, as opções passam por cobre, aço inox, cromado, corten e bronze.

Painel vazado em madeira e metal

Painel vazado em madeira e metal


Os painéis aparecem em sua maioria feitos de madeira, cerâmica e metal (Foto: Reprodução/Houzz)

Ainda é possível achar peças de cerâmica, que são compradas individualmente e formam a parede vazada. São achadas facilmente em grandes lojas de material de construção. Se a ideia é fazer como uma parede, do chão ao teto, vale analisar a recomendação do fabricante em relação aos esforços e resistência dos blocos.

Uma alternativa aos painéis são as estantes vazadas, que podem proporcionar igualmente o desejado efeito de “separação” dos cômodos.

Estante vazada

Estante vazada


Uma alternativa aos painéis são as estantes vazadas (Foto: Reprodução/Houzz)

Em um apartamento de 32 m², projeto da designer de interiores Adriana Fontana, uma estante vazada foi usada como o coringa da sala. Ela trouxe luz, ventilação cruzada e a sensação de amplitude. Nela, foram colocados poucos objetos, que combinassem com ambos os ambientes. Um dos nichos da estante, quando vazio, serve como escrivaninha para o trabalho.

Como todos os elementos de um projeto devem estar em harmonia e ter uma relação entre si, o recomendado é que o painel “dialogue” com o resto da decoração da casa.

Painel vazado como divisória

Painel vazado como divisória


É indicado que seja cuidado como qualquer outro móvel do ambiente (Foto: Reprodução/Houzz)

É bom lembrar que o painel não é recomendado quando as atividades entre os ambientes necessitem de privacidade de luz ou som. Também não é preciso que se faça qualquer manutenção específica além das básicas: mantê-lo limpo e retirar a poeira. É indicado que seja cuidado como qualquer outro móvel do ambiente.

Painel vazado

Painel vazado


O painel tem maior mobilidade de montagem e pode funcionar como filtros (Foto: Reprodução/Houzz)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »