AtaNews Publicidade 728x90
07/08/2018 às 10h18min - Atualizada em 07/08/2018 às 10h18min

Saiba como montar um quarto de estudos eficiente

Algumas soluções simples podem ajudar a crianças e adolescentes a terem uma área própria para a concentração e aprendizado

Revista Zapimóveis
Um espaço para um computador também é válido, mas o uso de dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, diminui a necessidade de espaço físico (Foto: Shutterstock)
A psicóloga Regina Almeida aproveitou uma mudança de apartamento para renovar o quarto do filho Diogo, então com 12 anos. Entrando na adolescência, o jovem precisava de um quarto mais funcional para os estudos, com um ar menos infantil.

Nesse tipo de decoração, uma área reservada à leitura, com cadeira e mesa para trabalhar são fundamentais. Um espaço para um computador também é válido, mas o uso de dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, diminui a necessidade de espaço físico. No entanto, prateleiras, gavetas e armários são importantes para guardar livros e esconder a “bagunça” que pode se formar com os pequenos estudantes.

O arquiteto Fernando Alves alerta para a necessidade de boa iluminação no ambiente de estudo. “É importante que todo o quarto de estudos seja bem iluminado, e que o jovem indique quanta luz precisa para estudar com conforto”, explica o especialista. Luminárias, abajures e lâmpadas de leitura são uma ótima ajuda nesse sentido, já que podem ter a luz direcionada para onde o estudante está.

Quarto para estudos

Quarto para estudos


prateleiras, gavetas e armários são importantes para guardar livros e esconder a “bagunça” que pode se formar com os pequenos estudantes (Foto: Shutterstock)

O tipo de cama escolhido por Regina, inclusive, pede cuidados com a iluminação. “Como a mesa fica sob a cama, a tendência é que seja escura demais para estudar, mesmo durante o dia”, explica o arquiteto. Por isso, atenção redobrada para evitar que os pequenos forcem demais a vista tentando trabalhar num ambiente menos iluminado.

Mesa para quarto de estudos

Mesa para quarto de estudos


É importante que todo o quarto de estudos seja bem iluminado (Foto: Shutterstock)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »