AtaNews Publicidade 728x90
25/07/2018 às 16h55min - Atualizada em 25/07/2018 às 16h55min

Saúde municipal promove “união de forças” contra pólio e sarampo

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ,nesta terça-feira (24), uma reunião técnica com departamentos e entidades para definir estratégias sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que causa febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Ambas as doenças são prevenidas pela vacina.
A campanha, que ocorrerá entre os dias 4 e 31 de agosto, conta com a proposta de aumentar o índice de cobertura vacinal e assim manter a poliomielite e o sarampo erradicados. Para a execução da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde contará com parceiros atuando diretamente em suas áreas, sendo eles: a Secretaria Municipal de Educação, Rotary Club distrito 4470, Senac e Unimed Araçatuba.

Da apresentação da reunião participaram o prefeito Dilador Borges, a Secretária Municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, e a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Priscila Cestaro, além de membros dos Rotary Clubs de Araçatuba, dentre eles o vereador Alceu Batista de Almeida Jr, o governador assistente 2018-19, Ronaldo José Rosa Jr, e o governador 2014-15, Sidney Garcia de Sousa.

Como explica Aparecida Nava, diretora de Assistência Básica, o Rotary Club tem longa trajetória na erradicação da pólio desde 1985, com programas para imunizar todas as crianças em todo o mundo. “Na campanha, atuarão disponibilizando companheiros para contatar a imprensa e divulgar em todos os meios de comunicação. Disponibilizarão um caminhão de som, que circulará pelos bairros e distribuirão folhetos informativos nos locais com grande fluxo de pessoas, além de orientação à população, esclarecendo dúvidas e buscando trazer essas pessoas para as unidades básicas de saúde”.

“Nós precisamos fortalecer a campanha para que aumente o índice de vacinação e a poliomielite e o sarampo sejam erradicados”, concluiu Nava.
No dia 18 de agosto acontecerá o dia D, onde as Unidades Básicas de Saúde – UBS ficarão abertas das 7h às 18h para intensificar a vacinação.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »