AtaNews Publicidade 728x90
29/03/2024 às 08h22min - Atualizada em 29/03/2024 às 14h03min

Lançadas do alto, sementes de palmeira-juçara repovoaram áreas protegidas de SP

Operação envolveu 60 toneladas de sementes da espécie ameaçada em unidades de conservação do Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/lancadas-do-alto-sementes-de-palmeira-jucara-repovoaram-areas-protegidas-de-sp/
DownloadGoverno de SP
Carregamento do helicóptero com as sementes

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e da Fundação Florestal (FF), está utilizando equipamentos aéreos para semear sementes da palmeira-juçara (Euterpe edulis). A espécie é nativa da Mata Atlântica.

As sementes são lançadas de drones e helicópteros em áreas protegidas do Estado de São Paulo. A técnica imita a dispersão natural e reverte o risco de extinção da espécie.

O Programa Pró-Juçara vai além da ação de repovoamento. Famílias são beneficiadas com pagamentos de serviços ambientais para produzir mudas específicas das palmeiras, gerando renda e fortalecendo comunidades.

Na avaliação do subsecretário de Meio Ambiente da secretaria, Jônatas Trindade, o Pró-Juçara ajuda a conservar a Mata Atlântica em conjunto com as comunidades locais. “A partir do momento que a gente desenvolveu esse programa junto à Fundação Florestal houve um ganho significativo, tanto do ponto de vista de presença de novas mudas que surgiram a partir do lançamento das sementes como de estímulo à proteção desse tipo de espécie”, destacou Trindade.

Só no ano passado, mais de 500 hectares foram repovoados em 16 Unidades de Conservação. E o futuro do Programa Pró-Juçara é promissor: mais sementes serão lançadas, beneficiando mais famílias e áreas de conservação, além de contribuir para a preservação de um dos principais biomas do Brasil.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Lançadas do alto, sementes de palmeira-juçara repovoaram áreas protegidas de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »