AtaNews Publicidade 728x90
28/12/2023 às 16h58min - Atualizada em 28/12/2023 às 17h14min

A Conceitoh Filmes esteve presente no lançamento do curta-metragem "Histórias de Tropeiro"

Site: https://conceitoh.com.br/

Redação
Assessoria de imprensa Lívia Rosa Santana
Luciano Silva
Conceitoh Filmes esteve presente no lançamento do curta-metragem "Histórias de Tropeiro", no dia 11 de dezembro de 2023, na cidade de São José dos Ausentes, no estado do Rio Grande do Sul, onde o curta foi mostrado para todos os alunos das escolas públicas e para a comunidade em geral do município.

 
Crédito: Luciano Silva


O filme que foi filmado no início de novembro contou com um elenco formado por diversos talentos com destaque para Lucila Maria Sgarbi Santos, visionária idealizadora do Seminário Nacional e Encontro do Cone Sul sobre Tropeirismo; Marco Aurélio Angeli, renomado estudioso do tema tropeirismo; William Marcelo Dos Santos Goulart, jovem entusiasta do mundo tropeiro; Alexandre Pereira, experiente condutor de turismo rural; Dalvone Borges Velho, ligado à histórica Fazenda dos Ausentes; Cauã Silva Borges, Vitor Ramon Gebert e Ériyke Melo Soares, os três talentosos membros do Grupo Karas Arteiros do Bonja; Anápio Pereira, proprietário da Pousada Monte Negro; Lara de Oliveira da Silva e Rafaela de Oliveira da Silva, também integrantes do Grupo Karas Arteiros do Bonja; além de Raquel Valtrique Camarolli e Débora Ritzel, ambas jovens estudantes ausentinas; e João Vitor Pereira, Jorge Carvalho, Márcio Carvalho e João Henrique de Souza, somando-se às adoráveis crianças Alan José Pereira e Jordana Pereira.

 
Crédito: Luciano Silva


Histórias de Tropeiro foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo com a produção e direção da empresa Duclerc Silva Produções Culturais e Conceitoh Filmes a qual fez as captações de imagens e teve o roteiro e legendas de Luciano Silva e as Libras por Aline Mariot.

 
Crédito: Luciano Silva


A trama do filme é inspirada nas histórias narradas pelo renomado tropeiro e professor Claro Ferreira de Mello, trazendo à vida um pedaço valioso da cultura regional. Os tropeiros eram condutores de tropas de mulas e cavalos, que saiam do Rio Grande do Sul com destino a São Paulo. Os tropeiros, ao longo de suas viagens, faziam paradas para descanso da tropa e dos homens, e nessas paradas aconteciam as famosas Histórias de Tropeiro, onde relatavam “causos” de assombração, panela de ouro, etc...

 
Crédito: Luciano Silva


“Adri Tolardo”: - Luciano, como foi escrever este roteiro?

“Luciano Silva” – Quando recebi o convite pelo Duclerc Silva para escrever o roteiro do filme, a primeira coisa foi fazer uma pesquisa para saber mais sobre o personagem que iríamos retratar, saber quem era Claro Ferreira de Mello, quais as histórias que ele costumava contar na volta de suas viagens, e com essas informações consegui construir o roteiro contemplando vários personagens, a família, os amigos....

“Adri Tolardo”: - Como foi fazer as captações das imagens?

“Luciano Silva” – Foram quatro dias intensos, iniciamos as filmagens as quatro da manhã, com a preparação da tropa composta por 18 animais, sendo 14 mulas, 3 éguas e 1 burro. As cenas noturnas foram filmadas até as 2 horas da manhã, usando iluminação da lua e da fogueira, para que ficasse o mais natural possível, visto que estávamos retratando o final do século XIX e início do século XX.

“Adri Tolardo”: - Como eram as locações?

“Luciano Silva” – O Rio Grande do Sul tem cenários magníficos, os Campos de Cima da Serra, os cânions, o Pico do Montenegro, que é o lugar mais alto do Rio Grande do Sul, que está a 1410 metros de altitude chamam muito a atenção e vale a pena conhecer. Teve também as fazendas, a comida de lá é maravilhosa.

“Adri Tolardo”: - Qual a mensagem que você deixa para quem quiser conhecer o filme?

“Luciano Silva” – Vale muito a pena conhecer, tem imagens maravilhosas das tropas, dos vales, bom tudo é muito lindo. Quando puderem assistam.



 
Crédito: Luciano Silva
 
 
 
Crédito: Luciano Silva
Fonte: Adri Tolardo
Assessoria de imprensa Lívia Rosa Santana

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »