AtaNews Publicidade 728x90
30/10/2023 às 18h16min - Atualizada em 30/10/2023 às 18h16min

Conheça 5 profissões que podem ajudar no combate às crises climáticas

Com o avanço do aquecimento global, muitas profissões podem desempenhar um papel importante nas crises ambientais

Assessoria de imprensa
Créditos: iStock
As crises climáticas vêm assolando o mundo nas últimas décadas e têm se tornado um assunto cada vez mais recorrente entre as grandes nações do mundo. As temperaturas elevadas e os desastres naturais que vêm ocorrendo já acenderam um sinal de alerta para a necessidade de políticas voltadas à preservação do meio ambiente e à fomentação e ampliação do uso de energias sustentáveis.
 
Segundo dados da OMM (Organização Meteorológica Mundial), entre os anos de 1970 e 2021, foram registrados cerca de 11 mil desastres ambientais, que levaram à morte mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo. O órgão ainda afirma que as altas temperaturas devem bater recordes até 2027.
 
Para que ações efetivas sejam tomadas, é preciso que existam profissionais especializados para o desenvolvimento e a aplicação de medidas que possam minimizar os danos do aquecimento global. Conheça 5 profissões que podem atuar diretamente nesse contexto:
 
Biólogo
 
Os biólogos são parte essencial da preservação ambiental. Sua área de atuação engloba pesquisas relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas em relação à biodiversidade, analisando espécies que estão sendo diretamente afetadas pelo aquecimento global e desenvolvendo maneiras de protegê-las.
 
Outras frentes da biologia podem atuar em ações de educação ambiental, levando conhecimento para as pessoas sobre a importância da preservação ambiental, além de auxiliar na criação de políticas de saúde pública e vigilância sanitária.
 
 Meteorologista
 
Os profissionais de meteorologia estudam a atmosfera da Terra e seus efeitos no clima. Com dados específicos, é possível prever as mudanças climáticas e os desastres naturais, ajudando a evitar grandes tragédias. Além disso, a atuação dos meteorologistas também engloba o estudo das causas das mudanças climáticas e o desenvolvimento de modelos para o combate às emissões de poluentes.
 
Oceanógrafo
 
A oceanografia é um ramo das geociências que tem como objetivo o estudo de oceanos e zonas costeiras. A partir de coletas de dados e análises realizadas nos mares, é possível concluir a qualidade da água e das condições para a vida aquática. A profissão também desempenha um papel importante na criação de projetos de prevenção ambiental e preservação da vida marinha.
 
Geólogo
 
O papel dos geólogos no combate às crises ambientais também é fundamental. Através de pesquisas, é possível estudar as mudanças climáticas do passado e do presente, e, com esses dados, ainda é possível realizar previsões para o clima no futuro. O profissional formado em geologia também pode identificar e mapear áreas que são mais vulneráveis a essas mudanças climáticas, auxiliando na prevenção de desastres naturais.
 
Engenheiro
 
Algumas áreas da engenharia podem atuar no combate e na prevenção de problemas ambientais, como a engenharia civil, florestal e ambiental. Engenheiros civis são responsáveis pela construção e edificação das cidades, e podem criar projetos de cidades inteligentes com o uso reduzido de recursos ambientais e a destinação de resíduos de forma correta.
 
Já as áreas da engenharia ambiental e florestal podem desenvolver projetos que auxiliam na preservação das florestas e do meio ambiente, contribuindo significativamente para a manutenção do ecossistema.
 
Outra forma de ajudar a preservar o meio ambiente é através da manutenção e preservação das áreas demarcadas para os povos indígenas, feitas por profissionais aprovados no concurso da Funai. Esse é um trabalho muito importante, pois evita que esses locais sejam usados de maneira ilegal para extração de madeira ou criação de pasto para animais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »