27/01/2022 às 14h28min - Atualizada em 27/01/2022 às 14h28min

4 dicas para modernizar sua cozinha

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone
Foto: Imagem Ilustrativa
A cozinha é um dos ambientes mais importantes de um imóvel, afinal, é nela que os alimentos são armazenados e preparados, são realizadas as principais refeições, além de ser o espaço onde é possível se reunir com amigos e familiares

Contudo, assim como qualquer outro cômodo, com o passar do tempo, a cozinha pode precisar de uma repaginada. A reforma, em alguns casos, é necessária, mas não é todo mundo que quer ou pode reconstruir todo o ambiente. Isso porque existe toda uma mão de obra necessária, investimentos, além de causar bagunça e sujeira. Por essa razão, boa parte das pessoas preferem apenas modernizar o ambiente, sem grandes interferências.

A boa notícia é que existem muitas maneiras de fazer isso, desde procedimentos mais básicos até os mais notáveis no espaço.

Modernizar a cozinha também é um processo considerado essencial, afinal, ela precisa se adequar às mudanças no cotidiano ao longo do tempo. Por exemplo, se a família aumentou, então talvez seja o momento de incrementar o ambiente e torná-lo mais completo.

Independentemente de qual seja o motivo, ter uma cozinha moderna só traz benefícios. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como modernizá-la sem gastar muito, dar algumas dicas de organização, além de mostrar como melhorar o espaço.

Como renovar a cozinha sem gastar muito?

Com o passar do tempo, é natural que o visual da casa se torne cansativo ou ultrapassado. O problema é que nem todos têm tempo ou dinheiro para investir em uma boa reforma.

Mesmo assim, a necessidade de mudança permanece e ela é possível, mesmo para quem está com o orçamento apertado, por meio de ações simples, como:
  • Uso de pastilhas;
  • Renovar as paredes;
  • Instalar uma persiana;
  • Escolher um bom piso.
As pastilhas podem ser usadas para revestir a parede da pia ou do fogão, que se tornam muito mais funcionais e baratas do que os azulejos tradicionais. Juntamente com uma boa limpeza de pisos, a cozinha fica mais bonita e moderna, sem gastar muito tempo nessa mudança.

É fundamental lembrar que este ambiente é mais úmido, portanto, a pastilha deve ser ideal para essa situação. De qualquer forma, é possível encontrar diferentes cores e materiais que conservam o revestimento.

Outra opção para renovar o ambiente é usar um bom papel de parede. Existem opções vinílicas, mas que não podem ser instaladas próximas ao fogão ou à pia.

Para dar um toque final moderno e agradável à cozinha e torná-la ainda mais funcional, uma boa dica é instalar persianas nas janelas. É uma forma de controlar o excesso de luminosidade e garantir a privacidade do espaço. As persianas são relativamente baratas e fáceis de limpar, o que é ideal para a cozinha.

Por fim, se quiser trocar o piso, saiba que a cerâmica e o porcelanato nem sempre são uma boa opção. Quem deseja inovar e valorizar o serviço de pintura residencial que acabou de fazer, pode optar pelo piso vinílico.

Este material é resistente contra a umidade, traz conforto térmico e acústico, além de ser fácil de limpar. Outra vantagem é a possibilidade de encontrar diferentes estampas e cores, o que ajuda a combinar com a decoração. Outra forma de modernizar a cozinha é organizá-la de um jeito diferenciado, como ficará claro mais adiante.

Afinal, como organizar uma cozinha?

A maneira como você organiza a cozinha também pode mudar a cara do ambiente em geral. Por exemplo, uma limpeza geral pode deixá-la muito mais agradável e com aspecto inteiramente novo. Sem falar no fato de que não existe organização sem limpeza, e para deixar tudo bem limpinho, é necessário tirar tudo o que tem dentro para higienizar.

Procure por mantimentos vencidos, utensílios quebrados e demais itens antigos, separando o que vai jogar fora do que pretende doar. Para limpar, misture água com detergente neutro e limpe todo o interior do armário com álcool, prestando muita atenção ao local onde armazena farinha e grãos.

Higienizar a casa começando com uma limpeza de estofado é garantia de bem-estar e qualidade de vida, e a organização da cozinha deve fazer parte desse processo. Por isso, após limpar os armários, planeje onde vai guardar os alimentos e objetos, separando-os por categorias. Escolha um espaço apenas para os alimentos, outro para as panelas, outro para os potes e pratos, e assim por diante.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar o que precisa na hora de usar. Não se esqueça de colocar tudo o que usa com mais frequência em locais mais baixos e acessíveis.

Quanto às gavetas, é interessante usar divisórias para organizar os talheres, por exemplo. Uma delas deve ser exclusiva para talheres, outra para os panos de prato, uma para as tampas de panela, ou seja, separando tudo por categoria novamente.

Ambientes que acabaram de passar pelos serviços de reforma em geral ou não também podem ser bem organizados por meio de ganchos.

Eles são ideais para pendurar panos de prato em uso, xícaras, frigideiras, espátulas, entre outros objetos do dia a dia. Os ganchos trazem mais funcionalidade ao ambiente e ainda deixam a decoração mais agradável. Por fim, crie o hábito de manter a cozinha sempre organizada, isto é, depois de usar e lavar um objeto, coloque-o no mesmo lugar onde deve ser guardado.

Além da organização, existem outras maneiras de modernizar a sua cozinha, conforme vamos apresentar a seguir.

O que fazer para ter uma cozinha moderna?

Mesmo para quem está acostumado a pedir comida por meio de serviço de entrega expressa, ter uma cozinha moderna é fundamental no dia a dia. Esse ambiente está ganhando uma importância cada vez maior, visto que além de servir para preparar os alimentos e fazer as refeições, é o espaço ideal para promover uma boa reunião em família.

Um exemplo disso são os imóveis com ambientes integrados. Se a cozinha não for um espaço bem elaborado e moderno, acaba prejudicando a sala. Para valorizar ainda mais esse ambiente, algumas dicas para modernizá-lo são:

1.    Investir na iluminação

A iluminação é crucial na cozinha, uma vez que é difícil e até desagradável tentar cozinhar ou comer em um espaço pouco iluminado.

Uma cozinha moderna conta com luz específica e adequada para a prática culinária. Assim sendo, o ideal é utilizar luz fria em locais onde você prepara o alimento, como mesa, pia ou bancada.

Faça uma limpeza de vidros altos para remover manchas e sujeira que atrapalham a entrada de luz natural. Outra dica é investir em pontos de luz para deixar o espaço mais claro, amplo e convidativo.

2.    Renovar os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos evoluem constantemente, e para que a sua cozinha seja realmente moderna, nada melhor do que contar com as novidades do mercado.

Não é necessário comprar o mais caro, apenas substituir aquilo que já está muito ultrapassado. Por exemplo, se o seu liquidificador é muito antigo, chegou o momento de comprar um novo.

As fritadeiras elétricas também são itens indispensáveis de uma cozinha moderna, além de trazer mais saúde e qualidade de vida ao seu dia a dia. É possível comprar eletrodomésticos pela internet, com lojas que fazem a entrega por meio de empresas de serviços terceirizados de frete.

Procure modelos que se adequam visualmente à sua cozinha e às suas necessidades culinárias, para valorizar o ambiente e facilitar a rotina.

3.    Pensar no acabamento

É importante pensar no visual da cozinha, principalmente se ela é integrada à sala. Nesse sentido, ela precisa de uma aparência mais moderna e bonita. Portanto, planeje um acabamento, por meio de superfícies adequadas, que não mancham e que não trazem um aspecto envelhecido ao local.

Uma forma de fazer isso é prestar atenção aos materiais usados, como no caso do quartzo composto. Ele possui diferentes cores e é muito resistente a impactos e às atividades que são realizadas no cotidiano.

4.    Instalar uma ilha

A ilha é a maior tendência das cozinhas modernas e pode ser usada, inclusive, para integrar espaços. Geralmente, um projeto comercial e residencial costuma incluir a ilha em espaços maiores, mas os imóveis menores também podem.

É uma forma de eliminar a parede que separa a cozinha da sala de jantar, além de facilitar na rotina de preparo dos alimentos no dia a dia. O espaço se torna mais moderno, fácil de usar e que valoriza ainda mais o imóvel.

Considerações finais

É muito agradável e prático ter uma cozinha moderna, funcional e útil para o dia a dia. Preparar os alimentos se torna uma tarefa prazerosa, e todos vão querer se reunir para as refeições. É perfeitamente possível renovar e modernizar esse ambiente, sem gastar muito, como nas dicas mostradas ao longo deste artigo. Sua cozinha vai ficar mais bonita, e sua casa, muito mais aconchegante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »