AtaNews Publicidade 728x90
01/01/2022 às 14h17min - Atualizada em 01/01/2022 às 14h17min

Novo golpe de cartão pode durar 6 segundos; aprenda a se proteger

Nova modalidade de crime virtual, chamada de "ataques de força bruta", pode durar apenas seis segundos para ser efetiva

Yahoo Notícias
Países desenvolvidos estão mais propensos a este tipo de crime
Não é nenhum exagero dizer que os criminosos estão cada vez mais sofisticados, e tecnológicos. De acordo com um estudo da Newcastle University, da Inglaterra, o tempo médio para se encontrar a combinação numérica correta de um cartão de crédito roubado é de apenas seis segundos. Pois é, se já era perigoso ter seus dados vazados de forma online, imagina o que não pode ser feito com cartões - cujos usuários podem ter seus dados financeiros descobertos com extrema facilidade.

Ataques de força bruta
Essa nova modalidade de crime virtual, chamada de "ataques de força bruta", consiste em utilizar sequências numéricas sucessivas, até conseguirem obter a combinação correta. Até por isso, o uso de senhas com caracteres não sequenciais e especiais são tidas como as mais seguras - fazendo com que tal processo, de roubo de dados, demore mais para ter sucesso.

O problema é que a indústria de cartões de crédito, no geral, possui padrões. Geralmente, os seis primeiros números pertencem à bandeira e instituição financeira (enquanto o último é um verificador), fazendo com que uma sequência de 16 dígitos precise ter apenas nove a serem descobertos.

Medidas de proteção
Visando uma maior segurança por parte dos usuários, pesquisadores em segurança da NordVPN analisaram mais de 4,4 milhões de cartões obtidos pelos criminosos desta maneira. Como resultado, os mesmos sugeriram - além de um incremento aos sistemas de proteção nas instituições bancárias -, que os próprios usuários passem a ativar sistemas de biometria e/ou autenticação em dois fatores na hora das compras. Além disso, o fato de usar a aproximação nas maquininhas ajuda a evitar a clonagem.

Países desenvolvidos são mais vulneráveis
De acordo com o estudo da universidade inglesa, pasmem, os países mais desenvolvidos são os com maior risco de ocorrência de roubos de cartão de crédito. E o motivo é bastante simples: as pessoas acabam possuindo mais contas bancárias e diferentes cartões de crédito, o que dificulta a manutenção de senhas mais elaboradas e seguras.

Bandeiras mais visadas
Segundo as informações obtidas, a bandeira Visa aparece como a mais atingida por ataques de força bruta, seguida de perto por Mastercard e American Express. Além disso, foi descoberto que os cartões de débito são os mais atingidos por criminosos utilizando este método, já que os mecanismos de proteção e detecção contra fraude são menores nesse tipo de cartão.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »