14/12/2021 às 11h33min - Atualizada em 14/12/2021 às 11h33min

Use as cores a seu favor e mude a sua casa!

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone
Foto: Imagem Ilustrativa
As cores têm grande impacto nos ambientes e nas sensações que podem desencadear, o que acaba se tornando um ponto-chave nas reformas e nos casos de desejo de realização de mudanças simples, mas notáveis. Elas são capazes de despertar sentimentos felizes nas pessoas e dar a sensação de um local mais acolhedor, o que é  muito importante nas casas e apartamentos, afinal eles são os ambientes pelos quais se busca conforto.

O que cada cor significa na casa?

Sendo assim, como elas desempenham um grande papel na decoração e impacto na vida dos moradores, é fundamental conhecer o significado e as propriedades de cada cor antes de comprar imóveis e reformá-los para o uso adequado. Assim, seguem umas análises.

Azul

O azul está associado à capacidade de relaxamento e calma, justificando o seu uso frequente nos quartos, salas de estar e banheiros.

Ainda mais, ele passa uma sensação de amplitude, tornando-se muito indicado para locais pequenos.
Além disso, o seu uso tem o potencial de aumento da produtividade, o que pode ser essencial para casas com escritórios ou salas de estudo, ajudando na produção e realização dos trabalhos necessários.

Laranja

Por ser uma cor quente, o laranja consegue transmitir calor e energia, estando ligado também ao movimento, à criatividade e comunicação. Portanto, é uma boa opção para escritórios, salas de estudos e de estar e quartos de jovens. Além disso, essa cor tem a capacidade de despertar o apetite, podendo ser uma ótima opção de tinta para cozinha ou para salas de jantar.

Verde

Uma ótima opção para banheiros, salas de estar e quartos, o verde é a cor que passa harmonia e tranquilidade, uma vez que se refere à pureza, ao equilíbrio e à saúde. Em locais externos à casa, o verde pode ser utilizado em salas de reunião ou de aula, pois é capaz de ajudar na promoção de concentração.

Vermelho

Um pouco mais conhecido, o vermelho está relacionado ao romance, poder, força e fortuna. Para a pintura residencial interna, ele tem a habilidade de criar um cômodo aconchegante, caloroso e convidativo.

Dessa forma, de acordo com os profissionais, uma ótima opção é utilizá-lo em um cômodo frio, dando o contraste do aquecimento, e em ambientes em que se deseja dar destaque para as paredes, como com uma combinação com papel de parede personalizado 3D.

Amarelo

No caso do amarelo, ele é uma cor que passa energia e estimula as pessoas, criando um local aconchegante e garantindo conforto. Por esse motivo, o seu uso é mais indicado para as salas de estar ou áreas de convivência.

A sua pintura em tons mais voltados para o verde dão a sensação de algo mais fresco, o que auxilia na leva de energia em espaços comerciais ou voltados para a saúde, como hospitais ou clínicas. Já o uso do amarelo mais vivo, há o potencial de destaque para detalhes, o que assegura um charme adicional para o ambiente.

Violeta

No caso do violeta, há uma relação com a espiritualidade e a sensação de sofisticação, podendo ser utilizado tanto no interior, quanto em conjunto com a área de paisagismo jardim externo, ou seja, fora de casa.

O uso dessa cor em tons mais escuros deixam o espaço com uma aparência mais luxuosa, decorrente da aparência aveludada. Quando utilizada em tons mais claros, surge o efeito de romance e delicadeza.

Cores neutras e extremos

O extremo branco está relacionado a coisas positivas, por exemplo, a paz, a calma e a limpeza. Nos cômodos, ele deixa a sensação de um espaço maior, podendo ser usado tanto em ambientes internos, como um quarto planejado, quanto externos, como o lado de fora.

O outro extremo preto passa a sensação de um local sofisticado, garantindo que ambientes muito grandes consigam dar a ideia de mais íntimos e aconchegantes.

É muito importante ter cuidado com essa cor para que o local não fique muito pesado e carregado. Já as cores neutras em geral conseguem transmitir a sensação de elegância e tranquilidade. Eles são considerados coringas, uma vez que combinam com qualquer decoração, são versáteis e conseguem deixar as combinações do ambiente livres.

Como unir todas as cores na decoração?

Para garantir que as cores na decoração ficam em harmonia e combinam entre si, a primeira ação essencial deve ser a análise do círculo cromático, uma vez que ele mostra as principais cores e suas possíveis parceiras.

Existem diversas combinações que podem ser feitas ao utilizar o círculo, como a partir das complementares, verde e vermelho, das meio-complementares, verde, laranja e magenta, retângulo, verde, azul, vermelho e laranja, e muitos outros tipos. Na combinação de complementares, as cores utilizadas são aquelas que aparecem de lados opostos do círculo, e ao serem combinadas, garantem um contraste de efeito visual que fica muito agradável nos ambientes.

Já na do tipo análogas, são combinadas as cores que estão em sequência na roda, contudo não criam um contraste, uma vez que possuem uma cor em comum.

Para a triangulação, são utilizadas as três cores que estabelecem um triângulo dentro do círculo cromático. De forma prática, é escolhida uma cor base, pula-se três cores para o lado, e a quarta é a escolhida para a combinação.

No caso das meio-complementares, é utilizada uma estratégia de escolha de três cores da roda, como o verde e sua cor complementar que seria o vermelho, mas, ao invés de complementar, as cores usadas são as duas harmoniosas, isto é, as que estão ao lado dela.

Por fim, no tipo quadrado e retângulo, utiliza-se duas cores análogas e uma complementar. Também é possível realizar a monocromia, em que se escolhe uma única cor, mas em diferentes tons e intensidades.

As cores neutras podem ser utilizadas em qualquer parte do ambiente e combinam com quaisquer outras cores, o que possibilita a geração de contraste ao utilizar objetos com cores diferentes.

Por exemplo, em um quarto infantil, há a possibilidade de utilizar cores neutras nas paredes e adicionar objetos de destaque, como uma almofada para bebê azul ou verde, assim como outros objetos de decoração.

Além disso, as cores neutras podem ser misturadas com diferentes texturas e estampas, dando maior atenção a elas e garantindo que elas sejam melhor visualizadas, como desejado, como madeira, tijolos nas paredes e mais.

É importante ter em mente que o único requisito para não deixar o ambiente ruim ao combinar cores e texturas é evitar que ele fique sobrecarregado, então, utilizando o círculo cromático, as misturas partindo dele ficam livres e devem ser aproveitadas.

Como ter inspiração para usar as cores?

Portanto, as ações de conseguir encontrar cores que e combiná-las pode ser um pouco mais complexa do que apenas selecionar algumas aleatoriamente. Contudo, é fundamental ter inspiração para o processo, então seguem algumas dicas.

A principal forma de conseguir obter inspiração para qualquer coisa é com o uso da internet, uma vez que as redes sociais facilitaram a propagação dessas imagens e de dicas de como realizar cada uma das ações.

Portanto, uma ideia muito boa é pesquisar por fotos nos mecanismos de busca, nas diferentes plataformas sociais. Existem até aplicativos próprios para obtenção de inspiração, os quais podem ajudar a ter uma ideia de qual a melhor opção na prática.

Além disso, muitas empresas produtoras de tinta possuem uma funcionalidade em seus aplicativos em que é possível visualizar como as paredes ficariam com cada cor, garantindo uma ideia de como ela ficaria na aplicação real.

Outra opção é pesquisar por empresas que disponibilizam pequenas latas de tinta, essenciais para fazer testes na própria parede e ver como elas combinam com o próprio ambiente daquele indivíduo, de acordo com a sua iluminação e disposição no cômodo.

Ademais, existem outras ações mais práticas que podem ajudar na obtenção de inspiração para a realização da pintura de uma casa ou ambiente e ações que podem ser uma ótima ideia para aplicação, como:
  • Análise das paletas de cores e sensações;
  • Estudo sobre as cores e suas propriedades;
  • Pedido de ajuda de especialistas;
  • Escolha uma parede de destaque, ponto focal;
  • Realize o processo de preparação das paredes;
  • Experimente diferentes pinturas;
  • Na dúvida, aposte nos tons neutros.
É importante destacar que essa atividade pode ser realizada por um indivíduo qualquer sem especialização, mas, no caso de insegurança, é possível realizar a terceirização de serviços de pintura sem nenhum problema.

Isso porque haverá a garantia de que o trabalho ficará bem feito no final e os gastos com ele não são excessivos. Contudo, deve-se destacar a necessidade de encontrar um profissional de qualidade para que os resultados sejam como o esperado.

Conclusão

Em suma, as cores exercem um papel fundamental na decoração de uma casa e na maneira com a qual as pessoas irão se sentir nele, sendo um ponto essencial na hora de escolher a pintura de um ambiente e suas características.

Sendo assim, torna-se muito importante conhecer mais sobre o assunto e suas influências, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, para que a aplicação aconteça da forma correta e deixe o ambiente com o seu objetivo desejado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »