AtaNews Publicidade 728x90
25/11/2021 às 14h38min - Atualizada em 25/11/2021 às 14h38min

Como realizar a limpeza de estofados?

Pouca gente sabe, mas um dos lugares mais sujos e que mais acumula aquele tipo de sujidade que passa despercebido em uma casa são os estofados.

Assessoria de imprensa, michelly.sicchieri
Tanto que os problemas que podem decorrer daí são muitos, inclusive problemas de saúde.
Isso se deve ao fato de que esse móvel entra na categoria de objetos porosos, devido ao fato de eles serem totalmente ou quase totalmente revestidos de tecido.

Ao passo que móveis maciços feitos apenas de madeira não absorvem tanta sujeira.

Basta imaginarmos, por exemplo, o caso dos famosos móveis para escritório, que são feitos de madeira, metal ou mesmo alumínio, o que permite que o excesso de sujidade e pó fique sobre a superfície, jamais se incrustando no item ou nos seus objetos.

Inclusive, a própria necessidade de deixar o ambiente sempre limpo para receber clientes, faz com que a poeira nem sequer chegue a se acumular.

Mas, quando estamos falando de um ambiente doméstico, a tendência é se esquecer dessa demanda.
Basicamente, os principais estofados que costumam acumular sujeira, seja ela visível ou não, são os seguintes:
  • Os sofás e almofadas;
  • As poltronas e colchões;
  • Os travesseiros;
  • As cortinas e os tapetes;
  • Bichinhos de pelúcia.
Enfim, há uma série de móveis, acessórios e superfícies que entram nessa categoria e que precisam de um cuidado especial em termos de alerta e higienização. Uma dica de ouro é justamente incluir vestuários e tapetes nessa classificação.

De modo que, quando falamos em lavagem de estofados, não estamos falando apenas em sofás e almofadas como pensam alguns.

Basta imaginar quanta sujeira um tapete pode acumular por conta das pessoas que chegam da rua, por exemplo.
Nessas horas é que começam a surgir dúvidas, como as diferenças entre aplicar um aspirador de pó ou apenas um paninho úmido.

Lembrando que se mal aplicado o aspirador só faz subir poeira, ao passo que a água pode estragar certas superfícies.

Por isso mesmo decidimos escrever este artigo, com detalhes sobre como realizar a limpeza dos seus estofados em casa, ou mesmo na empresa.

Lembrando que espaços comerciais também podem contar com algum sofá na recepção, ou algo semelhante.
Também nesses casos é preciso saber fazer a limpeza de sofás e de poltronas como modo de manter o local higienizado, atrativo e até mesmo saudável para todas as pessoas que possam frequentar o espaço, sejam adultos, idosos ou mesmo crianças.

Desta maneira, se o seu interesse é entender melhor algumas dicas simples que podem fazer toda diferença na hora de manter os estofados em dia, sem gastar muito com isso e ao mesmo tempo mantendo a saúde e a segurança, basta seguir até o fim.

Por que fazer a higienização?

Como já referido, os cuidados que os estofados e móveis em geral pedem vão muito além da questão estética, embora ela também deva pesar na decisão.

Na verdade, o objetivo da limpeza é cuidar da parte estética. Por outro lado, também podemos falar sobre a higienização da peça, que é onde entram as principais vantagens.

Uma das mais conhecidas está diretamente ligada à saúde das pessoas, já que essa purificação pode evitar problemas respiratórios ou mesmo alérgicos.

Sendo que os ácaros são apenas uma parte do problema, geralmente ligados à rinite ou sinusite, que podem ocasionar desde espirros em excesso até dor de cabeça e vômitos.

Além dos ácaros acumulados e da poeira, é possível falar de umidade, especialmente quando as pessoas costumam comer ou beber algo estando sentadas no sofá ou mesmo quando moram em regiões mais frias e onde o sol não bate diretamente.

Nesses casos, já na hora de chegar no local pela primeira vez, ainda com o transporte de mudanças, procure identificar quais as áreas em que há mais umidade excessiva, e evite depositar ali algum estofado como sofá, poltrona ou cama.

Se for o caso de realizar a famosa locação de imóvel já mobiliado, considere mudar tais móveis e objetos de local, para evitar esse problema que depois pode trazer vários outros transtornos.

Além da higienização constante, uma solução é aproximar os móveis das janelas, onde o sol consegue bater com mais força e a corrente de vento também ajuda.

O mais indicado é que uma limpeza completa seja feita no máximo a cada 30 dias.

Passar pano ou espanador de modo superficial é algo que pode ser feito semanalmente ou mesmo diariamente, dependendo da disposição e do acúmulo de cada superfície.

Outra razão para manter os estofados em dia é a atração de bichos e pestes. Como baratas e até mesmo ratos, que costumam ser atraídos por excesso de ácaros ou por resíduos de alimentos, que sempre podem se depositar ali.

Aplicando o aspirador de pó

Se tem um eletrodoméstico cuja aplicação costuma ser mal compreendida é a do aspirador de pó, apesar de ele já ter se popularizado há muitas décadas no Brasil.

O primeiro dado fundamental sobre ele é que sua indicação é para pré-limpeza, e quase nunca uma higienização completa. É claro que se você quer utilizá-lo para extrair o excesso do pó que você mesmo varreu até um canto, isso já basta.

Contudo, quando falamos em estofados da sala de estar ou mesmo do carro, saiba que o aspirador de pó é só o começo da conversa, servindo como pré-limpeza ou estágio inicial do que depois precisará seguir com outras etapas de produtos específicos.

No caso do veículo, um hidratante de couro pode ser o arremate perfeito para a limpeza de bancos feita com esse material.

Nesses casos há produtos industrializados como reforço, mas também soluções caseiras, como veremos adiante.
O que precisa ficar claro aqui é que o aspirador lida apenas com a sujeira que está na superfície.

Assim, uma empresa de entrega rápida que tem um sofá ou poltrona no escritório, pode recorrer a ele às vezes, e depois à higienização completa.

Dito isto, o aspirador de pó pode ser aplicado a cada uma ou duas semanas, a depender da demanda que o próprio estofado costuma gerar.

Outra aplicação fundamental sobre ele tem a ver com o uso de máscara, já que a poeira vai ser levantada na aplicação.

Geralmente negligenciado, esse é um dado muito importante, sobretudo na hora de abrir o equipamento para a troca de filtros e afins.

Em alguns casos, o uso de luvas também pode ser indicado, para evitar alergias e reações semelhantes.

A escovinha e o pano úmido

Depois do aspirador de pó, é hora de colocar a mão na massa, pois agora o estofado já está livre de toda sujeira superficial que pudesse ter acumulado desde a última higienização.

Um ponto essencial, apenas, é levar em conta a constituição do móvel, que pode ir desde um sofá ou poltrona, até um divã ou uma banqueta.

Assim, os casos variam muito, sendo que cada um tem uma indicação sobre contato com água e produtos.
O que vai definir o uso de pano e buchas ou escovinhas seca é o próprio manual de uso.

Caso o móvel ou a peça tenha sido vendida sem, como travesseiros e tapetes que não costumam ter esse documento, pesquise na internet ou ligue na fabricante.

No caso de serviços terceirizados de limpeza, eles já entendem de todos os modelos existentes e estão treinados para fazer o serviço, inclusive se responsabilizando pelos resultados finais.

Contudo, caso esteja em dúvida, uma dica é fazer um teste em uma parte mais escondida, como o rodapé do sofá, já perto do chão.

Geralmente, o pano ou bucha são bons para tecidos como couro, pelica e sintético. Já a escovinha seca se sai melhor em superfícies mais porosas, como tecido de juta, de sisal e demais rendas.

Mais algumas dicas caseiras

Como nosso foco está na dica caseira, que não lida com serviços de certificação ou com os equipamentos que uma loja de higienização dispõe, vamos adiante.

Algo que todo mundo pode fazer sem muita dificuldade é uma mistura de água com vinagre, aplicada com pano umedecido.

Sua função é eliminar manchas e odores, além da possibilidade de revitalizar algumas superfícies que permitem reidratação, como o couro.

Um ponto fundamental é que nunca se deve acumular água em nenhum estofado, seja como modo de encharcá-lo ou de simplesmente empossar água.

Além disso, após a limpeza que o deixe úmido, deixe secar apenas na sombra, pois a exposição ao sol pode causar manchas definitivas.

Caso o móvel ou acessório já tenha passado por impermeabilização de estofados, ainda assim é preciso ter cuidado na hora de expor o objeto à água, sempre evitando excessos.

Por fim, outra dica é a aplicação local de bicarbonato, para sujeiras mais incrustadas. Após deixá-lo agir a seco na superfície, espere 30 minutos e depois aspire tudo.

Sobre os pelos de gato e cachorro, uma dica de ouro é aplicar uma fita adesiva, pois isso extrai a sujidade com muito mais praticidade do que molhar e esfregar a superfície.

Conclusão

Resumindo, a limpeza de estofados vai muito além da estética, podendo envolver até mesmo a segurança e a saúde humana.

Com as informações essenciais e as várias dicas práticas que demos acima, qualquer um já pode lidar de modo muito mais assertivo com esse assunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »