AtaNews Publicidade 728x90
18/10/2021 às 18h33min - Atualizada em 18/10/2021 às 18h33min

INCRA entrega 243 títulos de domínio em assentamentos rurais de Araçatuba

Agricultores familiares de Araçatuba, dos assentamentos rurais Araçá e Chico Mendes, representaram a cidade na entrega de Títulos de Domínio concedidos pela INCRA –Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em evento realizado na cidade de Miracatu-SP, na quarta-feira (13)

PMA
Foto: Divulgação
Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Geraldo Melo Filho descreve o ato como importante acontecimento que visa fomentar o desenvolvimento produtivo das famílias assentadas e a dinamização econômica e social de toda região, especialmente na área rural. Dentre as autoridades presentes para o evento em Miracatu, destacou-se a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, e o secretário especial de Assuntos Fundiários. Luiz Antônio Nabhan Garcia.

Os documentos titulatórios conferem aos outorgados o direito de domínio a área de 12 hectares (5 alqueires), ao qual não se aplica a qualidade de título a fundo perdido, mas sim custará ao beneficiado o valor venal da terra, com possibilidade de quitação imediata ou de parcelamento em até 17 anos. Quitado o valor e registrada a escritura, o beneficiário já tem direito a deixar o imóvel para herdeiros. O título também confere, imediatamente, garantias e facilidades ao outorgado.

“Vamos deixar terra para nossos filhos, nossa história não vai acabar. Com o título, temos maior poder aquisitivo, podemos entrar no banco, pegar financiamento, participar de projeto particular com mais autonomia. Pertencemos ao Incra, mas conseguiremos progredir mais sem depender completamente do instituto. Passamos a ser donos”, celebrou Elisete Alves Montoro, presidente da associação Entre Amigos, do assentamento rural Chico Mendes.

Ela conta que a entrega aos três representantes foi simbólica, de uma programação que concretizará, em Araçatuba, 180 títulos ao assentamento Chico Mendes e 63 ao assentamento Araçá. Ela relata que o superintendente regional do INCRA em São Paulo, Edson Alves Fernandes, responsabilizou-se pelo agendamento da nova data, a acontecer em dezembro deste ano. São, ao todo, 70 assentamentos rurais no estado de São Paulo.

Eliana da Silva de Oliveira, do assentamento Araçá, produtora da agricultura familiar, é representante da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Azul. “O significado disso é que, há treze anos na terra, sempre ouvindo que pegaríamos o título, mas graças a deus e ao Edson, que prometeu e fez, tivemos a realização de um sonho. A minha filha, que também ama trabalhar a terra, pode ser a herdeira disso agora. Minha intenção é continuar progredindo e prosperando na terra, porque é o que eu gosto de fazer”.

Também participaram da entrega para Araçatuba Ariene Sampaio Geralde e Jesuel Rufino, presidente da associação Beira Rio, também do assentamento Chico Mendes, com sua esposa Cilene Ribeiro Rufino.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »