AtaNews Publicidade 728x90
22/09/2021 às 14h45min - Atualizada em 22/09/2021 às 14h45min

Covid-19: frente parlamentar ouve comércio e sociedade em audiência pública

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
Com a presença de setores ligados ao comércio, sindicatos e à saúde, a Frente Parlamentar de Enfrentamento a Covid-19, da Câmara Municipal de Araçatuba, promoveu hoje (22), pela manhã, uma audiência pública para ampliar a discussão de ações para “não baixar a guarda” contra o novo coronavírus e, concomitantemente, apontar alternativas para retomada do desenvolvimento econômico local.

A reunião foi conduzida pela presidente da Frente Parlamentar, vereadora Regininha (Avante), que compôs a mesa de trabalhos ao lado dos vereadores Nelsinho Bombeiro (PV) e Arnaldinho (Cidadania), além da vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) e do vereador Maurício Bem Estar (PP), que representou o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu. O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa também (DEM) esteve presente.

A frente parlamentar iniciou os trabalhos resgatando entrevistas e lives com a participação do biólogo e doutor em Ciências pela USP, Átila Iamarino, que reforçou a necessidade do uso contínuo de máscaras no País (mesmo em caso de aparente redução de novos casos/mortalidade) e da importância de os gestores de saúde se articularem para lidar com a manifestação da variante Delta do novo coronavírus, considerada altamente transmissível.

Com acesso limitado de público e atendendo ao protocolo sanitário de combate a Covid-19 (distanciamento social e oferecimento de álcool gel), representantes da Associação Comercial e Industrial, do Sindicato de Comerciários, da Prefeitura e da sociedade civil ocuparam o plenário e as galerias do Legislativo para reforçar ações de mitigação de novos casos, discutir estratégias para recuperar a geração de emprego e renda no comércio varejista, e responder a questões relacionadas à reabilitação de pacientes durante o tratamento pós-Covid-19.

Em carta assinada pela Associação Comercial, os associados pontuaram a necessidade de criar uma frente parlamentar mista de empreendedorismo, em que seja possível ouvir e debater ideias com a sociedade civil, empresários e empreendedores visando à manutenção de empregos e geração de novos postos de trabalho.

Pessoas que não puderam comparecer à audiência pública, enviaram sugestões por e-mail. A elaboração de cartilhas de combate à proliferação do novo coronavírus, a criação de disque- denúncia exclusivo para alertar sobre casos de aglomeração humana no período de pandemia, reativação de sistema drive-thru no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” ou instalação do mesmo serviço no Zoológico Municipal “Dr. Flávio Leite Ribeiro” para ações de imunização de pessoas idosas ou com alguma necessidade especial foram temas de sugestões enviadas ao Poder Legislativo durante o encontro.

A vereadora Regininha fez um balanço positivo da participação das autoridades convidadas e do público em geral. “Os próximos encaminhamentos consistem na reunião das sugestões recebidas que vão ser incluídas em um relatório final a ser entregue ao Executivo Municipal para implantação na rede pública de atendimento aos cidadãos”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »