AtaNews Publicidade 728x90
26/04/2018 às 12h03min - Atualizada em 26/04/2018 às 12h03min

SP auxilia reeducandos e egressos a conquistarem um emprego

Programa 'Pró-Egresso' promove integração social e oportunidades por meio do intermédio da mão de obra com empresas

Governo do Estado de São Paulo
Reintegrar-se à sociedade é um importante passo reconquistar espaço no convívio social. Essa é uma das realidades de diversos egressos do Sistema Penitenciário na hora de procurar um emprego. Pensando nisso, no Estado de São Paulo foi criado o programa Pró-Egresso com objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.

Por meio da iniciativa, eles podem encontrar oportunidades e mecanismos que visam combater o preconceito e o ócio. O programa é administrado pela Secretaria do emprego e Relações do Trabalho e é uma parceria com Secretarias da Fazenda e da Administração Penitenciária.

“Quando vemos a vida se desfazer em questão de minutos, é preciso autoestima para seguir em frente e acreditar que dá, sim, para recomeçar. O Pró-Egresso dá confiança para que a pessoa enxergue uma segunda chance e se agarre a ela. Esse programa já mudou a vida de muitas famílias”, explica o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Cícero Firmino da Silva.

A ideia, dessa forma, é cada vez mais oferecer oportunidades a esse público a partir da aceitação dos empregadores. Desde 2010, o Pró-Egresso inscreveu 173,7 mil pessoas e já inseriu mais de 1,2 mil egressos.

O gerente do setor de Seguro-Desemprego da SERT, Miguel Sanchez, comenta que é necessário reaproximá-lo da sociedade por meio dessa chance de trabalho.

“É um diferencial para o Estado de São Paulo, porque existe um programa específico para pessoas que são enxergadas com certa marginalização. A condição do Pró-Egresso é arrumar empresas que já sabem da condição dessas pessoas e que estão dispostas a darem uma oportunidade”, completa.

A iniciativa, portanto, tem como público alvo egressos de regimes aberto, livramento condicional, penas alternativas, indulto e cumprimento pleno, além de reeducandos em regime semiaberto.

Juramar Penha ficou preso durante 19 anos. Em agosto do ano passado, ele saiu do cárcere e voltou para convívio social. Em pouco tempo, saiu à procura de emprego para reestruturar sua vida e, por indicação de um colega, conheceu o Pró-Egresso. Hoje, Juramar completa 5 meses de trabalho como ajudante de construção civil.

“O programa dá força para adquirir novamente os nossos valores. Com esse emprego, estou conseguindo alavancar minha vida. Voltei a estudar e pretendo continuar cada vez mais crescendo”, afirma.

Com o salário, Juramar consegue pagar o próprio aluguel e o próprio estudo. Ele também comenta sobre as dificuldades no processo de ressocialização. “Antes de tudo a pessoa tem que ter foco e objetivo nessa nova vida. A mudança tem que vir de dentro. Tem que se afastar do crime e abraçar oportunidades como esta”, completa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »