AtaNews Publicidade 728x90
23/08/2021 às 16h07min - Atualizada em 23/08/2021 às 16h07min

Cidade de SP vai implementar passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentos

Assessoria de Imprensa
Pessoas vacinadas com uma dose, mas que estão dentro do cronograma de vacinação, não serão barradas - Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images
A cidade de São Paulo vai adotar um passaporte de vacinação, documento que será necessário para entrar em estabelecimentos na capital. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta segunda-feira (23), durante coletiva de imprensa, mas o lançamento oficial da medida ainda acontecerá.

Nunes explicou que o comprovante válido poderá ser apresentado por meio de um aplicativo da prefeitura ou também pelo cartão físico. Os estabelecimentos que não cumprirem a determinação serão multados.

O prefeito afirmou que o controle deve ser feito pelo aplicativo eSaúde, que concentra informações de brasileiros de todos os estados, com dados do Ministério da Saúde.

"A pessoa baixa o aplicativo lá e terá um QR Code com todas as informações da pessoa: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa”, informou Ricardo Nunes.

Não será exigido que a pessoa tenha tomado as duas doses, mas que esteja em dia com o calendário vacinal. Se a pessoa tomou uma dose e a data da segunda ainda não chegou, não terá problemas para entrar nos locais. Mas, se o cidadão estiver com a segunda dose atrasada, não poderá frequentar os estabelecimentos.

O objetivo da prefeitura de São Paulo é que a nova medida comece a valer na semana que vem. O valor da punição para estabelecimentos que não cumprirem a medida ainda não foi definido, mas Nunes disse que “a multa será bem cara”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »