12/06/2021 às 16h54min - Atualizada em 12/06/2021 às 16h54min

Como prevenir a perda de definição do cabelo cacheado ao colorir os fios?

Beleza extraordinária
Foto: @golden_barbie
As cacheadas estão sempre repaginando o visual, seja com novos cortes de cabelo ou com nuances de coloração, como o loiro platinado, o ombré hair, a morena iluminada, entre outras. No entanto, uma das preocupações ao pintar o cabelo cacheado é que ele sofra com a perda dos cachos, e se os fios não forem cuidados antes e depois do processo, isso pode realmente acontecer. Mas não se preocupe! Com o cabelo saudável, preparado para passar pela coloração, os cachos poderão ser mantidos e o visual ficará ainda mais deslumbrante com a nova cor. Para te ajudar, aprenda a como prevenir a perda de definição dos cachos ao apostar na coloração, além de dicas de como cuidar depois da tintura. Confira!

O que faz os cachos perderem a definição quando passam pela coloração?
Quando os fios são tingidos, a despigmentação faz com que as escamas se abram para que a tinta penetre cada vez mais fundo no fio, alterando assim a pigmentação dele. No entanto, isso faz com que o fio perca a massa e a sua estrutura padrão, podendo não só causar o ressecamento, como também a perda do formato espiral. Se esses processos não aconteceram na primeira vez que os fios são tingidos, ainda há a possibilidade de ocorrer nas próximas descolorações. Por isso, é importante cuidar dos cachos antes e depois da tintura, para que eles suportem os danos do primeiro contato com a tinta e também dos próximos.

Aposte em um cronograma capilar para preparar os cachos para a tinta
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para as mulheres de todos os tipos de cabelo, e as cacheadas precisam fazer essa rotina por conta da dificuldade da oleosidade natural de chegar nas pontas dos fios espirais. Não somente isso, o cronograma vai deixar o seu cabelo saudável para aguentar o processo de coloração ou descoloração. Nesse sentido, o cronograma capilar para cabelos cacheados possui três etapas:

- Hidratação: essa etapa devolve a água aos fios, deixando o cabelo mais sedoso e brilhante;
- Nutrição: a nutrição repõe os lipídios aos fios, ou seja, a oleosidade natural, livrando os fios de frizz e promovendo a definição;
- Reconstrução: essa etapa repõe a massa capilar dos fios, devolvendo as proteínas necessárias para os fios e deixando o cabelo mais forte e menos quebradiço.

Para ajudar a criar o seu próprio cronograma de coloração, é importante que você identifique como está a saúde do seu cabelo no momento. Ele está sem brilho e áspero? Ele parece mais ressecado e com frizz? Ele está fraco e quebradiço? Todas as etapas do cronograma devem ser feitas, mas dependendo do aspecto do seu cabelo, você pode priorizar alguma das etapas.

A etapa mais importante para as cacheadas que vão passar pela coloração é a reconstrução, para que os cachos fiquem fortes e, assim, não quebrem durante o processo. No entanto, a reconstrução não pode ser feita toda semana, para que os fios não fiquem sobrecarregados: o ideal é a cada 15 dias. Para ajudar a criar o seu próprio cronograma, veja exemplos de cronograma capilar para cabelos cacheados que serão pintados:

Cronograma capilar para cabelo cacheado pouco danificado:

1ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;

2ª semana: hidratação + hidratação + nutrição;

3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;

4ª semana: hidratação + nutrição + hidratação.


Cronograma capilar para cabelo cacheado muito danificado:

1ª semana: nutrição + hidratação + nutrição;

2ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;

3ª semana: hidratação + hidratação + nutrição;

4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução.


Como colorir ou descolorir o cabelo sem perder os cachos
Antes de tingir os fios, uma outra dica é que o cabelo esteja a pelo menos três dias sem ser lavado, isso porque a oleosidade vai proteger o couro cabeludo e as madeixas, funcionando como uma proteção natural. Por isso, faça o procedimento nos fios sujos e desembaraçados. Você também pode passar um óleo vegetal nos fios, como o óleo de coco, para nutrir e proteger ainda mais os fios do procedimento químico.

Para começar, faça um teste de mecha para saber se o seu cabelo está forte o suficiente para aguentar o processo e não sofrer um corte químico. Veja como fazer:

Passo 1: Misture uma pequena quantidade de coloração com oxidante e aplique em uma mecha fina na parte de trás do cabelo. Deixe agir por 40 minutos;

Passo 2: Lave e seque a mecha. Depois, observe a cor obtida e o estado do cabelo. Caso os fios estejam firmes e sem quebra, os seus cachos estão prontos para receber a nova coloração.

Uma dica ao aplicar o descolorante ou a tinta em todo o cabelo, é que você use um pincel, e não um pente. Isso porque o pente vai fragilizar ainda mais o seu cabelo por ser puxado em um momento sensível. Depois que passar o produto no cabelo todo, amasse os cachos com leveza para que eles continuem definidos. Por último, não deixe os seus fios expostos ao descolorante ou tinta por mais tempo do que o indicado, para que os cachos não sejam prejudicados pelo excesso da ação química.

Aposte em colorações sem amônia para manter a definição dos cachos
A amônia, um composto químico que faz parte das tintas permanentes, abre os cachos por conta da abertura da cutícula para receber a coloração. Por isso, uma dica é apostar em colorações semipermanentes, que são tintas que não possuem amônia em sua composição e conseguem mudar a cor em até um tom e meio sem qualquer agressão aos fios. Além disso, as tintas sem amônia são fortemente indicadas para as cacheadas em processo de transição capilar, já que não prejudicam os fios que estão nascendo e também não promove um corte químico nos fios alisados.

É importante esclarecer que a coloração semipermanente sai ao longo das lavagens, por não remover o pigmento original dos fios, e por isso ela é ideal para as cacheadas que estão em dúvida se apostam na coloração ou não. Se decidir que a cor é perfeita para você, é só fazer retoques e continuar com os cuidados necessários para a saúde dos fios e a demora do desbotamento.

Como cuidar dos cachos que já foram pintados
Cumpriu todas as dicas até aqui e agora quer ajuda para manter a cor, a saúde e a definição dos cachos? Existem várias maneiras de tratar os cachos tingidos, e uma delas é continuar com o cronograma capilar. Agora que os fios estão tingidos, avalie em qual estágio eles estão para que o cronograma seja o mais adequado possível. Além disso, evite o uso de ferramentas de calor diariamente no cabelo, que podem acabar ressecando os fios pelo excesso de utilização. Quando usar secador ou difusor, não se esqueça de aplicar antes um leave-in com proteção térmica para blindá-lo dos danos.

Para manter a cor do cabelo cacheado, você pode apostar em produtos de cabelo específicos para cabelos tingidos. Ao garantir que esses produtos não tenham sulfato em sua composição, os seus fios ficam mais brilhosos e a chance do desbotamento precoce da cor diminui. Para que os seus cachos continuem definidos, aplique um creme de pentear no comprimento e nas pontas dos fios, amasse-os ou faça fitagem e dedoliss.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »