AtaNews Publicidade 728x90
24/02/2021 às 09h39min - Atualizada em 24/02/2021 às 09h39min

Como integrar um home theater à decoração

Conheça algumas dicas de como transformar a sua sala em um cinema.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Desde o surgimento, rapidamente, a televisão tornou-se o centro principal das salas, se não de toda a casa. Por muitos anos, era comum que as famílias se reunissem para assistir a um programa, momento em que os diferentes membros confraternizavam e compartilhavam experiências.
 
À medida que a tecnologia avançou, as TVs tornaram-se maiores, com cores mais nítidas e uma qualidade melhor de imagem. Para muitos, esse avanço mostrou a possibilidade das famílias transformarem esse aposento em verdadeiras salas de cinema — e isso foi possível com o surgimento do aparelho de home theater.
 
Mas você sabe como isso deve ser feito para tirar o máximo proveito da tecnologia? Abaixo, entenda melhor como ele transforma a sua experiência e de que modo posicioná-lo em sua casa.

Importância do home theater

O aparelho é originário dos anos 1970, quando amplificadores específicos de som, batizados de receptores, foram produzidos para serem utilizados em casa. A ideia é que, com esses aparelhos, fosse possível recriar a atmosfera e a imersão das salas de cinema, entregando uma qualidade de áudio que se igualasse à telona.
 
A tecnologia evoluiu nas décadas seguintes, o que aprimorou drasticamente a experiência em casa. Hoje, o home theater conta com um sistema de som surround, capaz de explorar e aproveitar melhor os diferentes canais de áudio que existem em um filme.
 
Para entender melhor, vale um exemplo: pense em uma cena em que dois personagens estão conversando em um veículo. O diálogo de cada um deles é gravado em um canal de áudio, enquanto os sons do trânsito e do ambiente ao redor ficam armazenados em outro canal. Assim, é possível destacar ou encobrir sons, seguindo suas preferências.
 
Esses canais múltiplos ficam mais perceptíveis ao ir ao cinema, devido ao conjunto de alto-falantes espalhados pela sala. A ideia do home theater é a mesma: utilizar caixas de som em diferentes pontos da sala de estar para tirar melhor proveito dos canais de áudio.

Decoração com home theater

Decorar um ambiente com home theater exige alguns cuidados para que sua experiência não seja prejudicada. A principal delas é referente à instalação e ao posicionamento dos alto-falantes.
 
A caixa de som principal deve ser colocada abaixo da televisão. Ela deve ser acompanhada por duas caixas laterais, enquanto outras duas ficam posicionadas atrás e do lado do sofá. Por fim, procure posicionar o subwoofer no chão, também abaixo da televisão.
 
Preferencialmente, a instalação do home theater deve ser bem planejada. Isso envolve pensar nos móveis que irão acompanhar o aparelho, que devem ser adequados para comportar os componentes. Esse planejamento também ajuda a evitar que os fios do dispositivo fiquem à mostra, algo que pode tirar a beleza de qualquer casa.
 
Para isso, é interessante pensar em itens customizados de marcenaria, que sejam feitos sob medida para esse aparelho. Assim, você garante que há espaço e nichos voltados tanto para a televisão, quanto para o home theater e o aparelho de DVD ou Blu-ray.

Detalhes que fazem a diferença

No entanto, a decoração não se limita apenas ao lugar em que o home theater ficará, mas à harmonia com o resto do ambiente também. Se você tem interesse em transformar esse local em uma sala de cinema de verdade, é necessário ficar atento a outros detalhes importantes.
 
Se o objetivo é ver muitos filmes ou séries, então, não se esqueça de investir em um bom conjunto de estofados. Ele deve ser confortável e ajudar a tornar o ambiente mais aconchegante — você também pode colocar algumas almofadas para melhorar esse efeito. Além disso, todos os itens devem combinar com o visual da sala e dos demais móveis.
 
Outro ponto importante é a iluminação. Se a sua sala recebe muita luz pelas janelas, é interessante ter cortinas do tipo blackout, que transformam a atmosfera em um ambiente mais próximo do cinema. Sem a presença da luz direta, é mais fácil perceber o contraste da televisão. As cortinas também colaboram para melhorar a acústica do espaço.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »