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09/02/2021 às 09h28min - Atualizada em 09/02/2021 às 09h28min

Como controlar as vendas da empresa?

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Toda empresa precisa ter o controle das suas vendas, desde aquelas que estão começando até as que já estão há alguns anos no mercado. Todos os dados de atividades comerciais são úteis para medir o desempenho e também para fazer projeções realistas e alterações necessárias para corrigir a rota. Esse pode ser o ponto crucial que pode determinar o futuro do negócio.

Por isso, algumas etapas são essenciais para controlar as vendas da empresa, medir o fluxo de captação de clientes e outros dados que são importantes na gestão comercial.

Dados a serem controlados

A primeira etapa do controle de vendas é saber quais são os dados a serem rastreados e medidos. Isso ajudará a identificar e reconhecer padrões de consumo, ticket médio, tempo de fechamento de negócio e outras informações relevantes.

Abaixo seguem algumas das principais métricas que podem ser monitoradas para controlar as vendas de uma empresa.

Registros financeiros

Estes são os dados mais habituais: aqueles que envolvem o aspecto financeiro. Entre elas estão o faturamento, número de vendas, lucro, ticket médio, etc. Essas métricas são importantes para previsões orçamentárias e alocação de recursos financeiros. 

 

Exemplo: Uma loja de roupas no atacado teve 319 pedidos em um mês, realizados por toda a equipe, com um faturamento total de R$ 797.500. Sendo assim, o ticket médio (faturamento/ pedidos) foi de R$2.500. Um dos vendedores da equipe, no entanto, tem um ticket médio de suas vendas de apenas R$800.

 

O que será que pode estar acontecendo?

 

Ao fazer este tipo de estudo, diversas medidas podem ser tomadas para melhorar o desempenho do negócio.

Fluxo de vendas

Essa métrica se refere à duração do ciclo ou das atividades de vendas e serve para registrar o tempo e os recursos gastos para cada negociação e que pode ser segmentada por campanhas de marketing, equipe ou membro, produtos ou serviços específicos, entre outros.

 

Essas informações são importantes na hora de definir um orçamento e aprimorar os processos internos para fazer um planejamento com previsão de vendas mais realista e corrigir erros nas etapas do funil de conversão.

Exemplo: Um cliente em potencial assinou a newsletter disponível no site. Agora é necessário adicioná-lo à lista de e-mails e ele passa a ser classificado como lead. Quanto tempo após essa ação ele provavelmente fechará com você? Que tal olhar como consumidores similares se comportaram anteriormente?

Atividades de contato

Trata-se do registro de e-mails enviados, abertos e respondidos, ligações, reuniões de apresentação ou negociação, todas as interações entre empresa e potencial consumidor em sua jornada, seja durante o processo de venda ou mesmo depois de ter fechado negócio.

Exemplo: Após analisar os dados de contato, é possível perceber que são necessárias, em média, 4 ligações para que um lead se torne um cliente. O que é dito na 4ª ligação? Qual o tempo entre uma chamada e outra? É possível diminuir o número de ligações necessárias?

Clientela

Dados demográficos dos clientes, tempo de relacionamento, lista de leads e prospects.

Exemplo: 80% das vendas de uma empresa B2B são fechadas quando se entra em contato com uma pessoa de determinado cargo. O que pode ser feito para chegar mais facilmente à pessoa com este cargo e conseguir vendas em outras instituições?

E agora? O que fazer com esses dados?

As métricas são, na realidade, um norte para a área comercial da empresa, para o departamento de gestão e também para a equipe de novos negócios. Elas apresentam um verdadeiro diagnóstico, dinâmico e realista de como andam a operação. Sendo assim, tendo os dados acima colhidos e analisados agora será preciso:

 
  • Definir metas claras para a empresa (por exemplo: aumentar o ticket médio);
  • Observar os pontos de acertos e de erros;
  • Otimizar o processo (por exemplo: diminuindo tempo, recursos);
  • Treinar as pessoas responsáveis;
  • Recompensar quando for conveniente.

Além do que foi citado acima, uma outra prioridade que precisa se atentar, caso já não o tenha feito, é a automação para controlar as vendas da empresa. Todo o trabalho de coleta, análise e produção de relatórios será mais rápido, eficiente e produtivo quando este for automatizado. 

Software de controle de vendas

Investir em um software de controle de vendas é de suma importância para definir um processo de vendas adequado, usando para isso as informações coletadas por ele.

Quando falamos de uma empresa de pequeno porte, com pouco volume de vendas e ainda engatinhando no mercado, talvez seja diferente, mas, à medida que o negócio cresce, os dados a serem controlados tornam-se maiores e mais complexos.

Nesse momento, uma plataforma de CRM de vendas se torna necessária. O simples uso de planilhas, tão habituais, torna-se obsoleto, já que acaba com a produtividade e pode levar a decisões erradas se tiver alguma falha na captura dos dados.

Imagine uma equipe de vendas que passa uma boa parte do dia preocupando-se em registrar dados, enquanto poderia estar, simplesmente, aumentando a divulgação e os contatos.

Da mesma forma, imagine não registrar o caminho que levou à venda, desde a origem do lead, o que foi feito e oferecido neste período e outras informações relacionadas. Tudo isso pode ser agilizado ao integrar um sistema para centralizar e depois automatizar processos.

Um software de CRM pode ajudar uma empresa:

  • Automação de dados: funcionários não precisarão ser responsáveis por isso;

  • Criação de relatórios práticos por meio de dados combinados;

  • Visão ampla e completa da jornada de vendas.

Benefícios de um bom controle de vendas

Se você ainda não está convencido de que precisa implementar um sistema automatizado para controlar as vendas da empresa e outras interações com os clientes, abaixo é possível conferir alguns benefícios desta ação:

  • Acompanhamento dos resultados de cada membro da equipe de vendas;
  • Informações suficientes para ajustar e melhorar a experiência do cliente;
  • Diminuição do tempo de negociação;
  • Reconhecimento de falhas nas etapas do processo de vendas;
  • Identificação de falhas no atendimento ao cliente e outros processos;
  • Otimização na distribuição dos recursos financeiros e humanos;
  • Criação de ofertas, serviços e produtos mais adequados e convenientes.
 

Todos esses benefícios contribuem para alcançar os objetivos mais importantes: um aumento nas vendas e a conquista de clientes mais fiéis.


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