AtaNews Publicidade 728x90
07/01/2021 às 08h57min - Atualizada em 07/01/2021 às 08h57min

Turismo doméstico: dicas para garantir uma viagem tranquila no verão 2021

Férias no verão é sinônimo de viagem e o Brasil oferece muitos destinos fascinantes, fortalecendo assim, o turismo doméstico. Mas, como garantir uma viagem segura no verão 2021?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O verão 2021 ainda traz muita preocupação entre os viajantes sobre destinos turísticos seguros. Mesmo que muitos estabelecimentos já possuam o selo Turismo Responsável, ainda assim há grande preocupação.

Afinal, o novo coronavírus segue fazendo muitas vítimas pelo país. Então, para quem quer viajar e relaxar, a aposta é investir no turismo doméstico, especialmente, para destinos com atrações na natureza.

Mas, como garantir uma viagem mais segura? Confira aqui algumas dicas para realizar uma viagem tranquila no verão 2021!

Como viajar com segurança ainda neste verão

Para que o turismo doméstico cresça e ofereça segurança em meio a pandemia, o Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável. Este é um incentivo para que os brasileiros se sintam mais seguros ao viajar pelo país.

O programa estabelece boas práticas de higienização para que os locais cumpram protocolos para prevenção da Covid-19. Com isso, muitas empresas, bem como guias de turismo inscritos no Cadastur já adquiriram o Selo.

Portanto, muitos estabelecimentos já estão aderindo às práticas de prevenção. Mas o próprio viajante também precisa fazer a sua parte para reduzir os riscos de contaminação durante a viagem.

Além disso, também é importante investir em outros cuidados, como contratar o seguro de viagem, bem como um convênio médico, já que existem opções de planos de saúde baratos e com cobertura para todo o território nacional.

Essas proteções garantem uma viagem mais tranquila, já que em caso de eventualidades, os viajantes podem contar com as seguradoras.
Abaixo, alguns pontos podem sanar as principais dúvidas. Veja!

Viagem de avião

Algumas linhas aéreas já estão retomando os voos domésticos, bem como existem países aceitando voos internacionais. Para garantir segurança aos passageiros, muitas empresas aéreas possuem o filtro de ar, que renova o ar, com tecnologia HEPA, High Efficiency Particulate Air.

Especialistas garantem efetividade, mas também alertam que este método não previne 100% contra a transmissão do novo coronavírus. Portanto, é importante que o passageiro se atente a higiene durante os voos.

Além dos aviões, os aeroportos também estão tomando medidas de prevenção, redobrando cuidados com higiene. Então, ao viajar de avião durante a pandemia, é importante:
 
  • Usar máscaras.
  • Aplicar álcool em gel.
  • Não sentar em poltronas coladas umas às outras.
  • Fazer check-in on-line.
  • Checar as regras de embarque e desembarque de cada companhia aérea.

Viagem de carro

Ao viajar com veículo particular, é importante usar máscara nas paradas para abastecimento, refeição e banheiro. Além disso, higienizar bem as mãos antes de voltar ao carro.

Outro ponto importante é considerar o pagamento automático de pedágios. Mas, se não for o caso, lembrar de higienizar as mãos com álcool em gel, que deve estar no carro.

Hospedagem

Os hotéis, pousadas e outros tipos de hospedagens estão se adaptando às medidas de segurança, investindo na higienização. Como tudo é incerto nessa época, ou seja, viagens que são marcadas com antecedência podem ter necessidade de remarcação, é importante optar por hospedagem que ofereçam flexibilidade.

Além disso, verifique no site do estabelecimento sobre medidas de segurança contra contaminação por Covid-19. Outro ponto importante é utilizar meios de pagamento como cartão e aplicativos, evitando assim, contato com dinheiro.

No destino de viagem

Para aproveitar ao máximo o destino de viagem, sem o risco de contaminação pelo novo coronavírus, é importante considerar as regras, como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos.

Como o número de casos varia sempre, mesmo em uma única região, é importante ficar atento ao que abre ou não no destino de viagem, antes de traçar um roteiro. Além disso, opte por frequentar atrações turísticas ao ar livre.

Destino de praia/piscina

Se você vai para curtir uma praia ou piscina, evite locais com aglomeração e use máscara, mas nunca dentro d’água. Além disso, não deixe de manter o distanciamento social e usar álcool em gel, bem como lavar, sempre que puder, as mãos com sabão.

E mais! Se o local que decidiu frequentar está cheio, de forma não ser possível manter o distanciamento, é melhor adiar a sua ida. Tenha também toalhas descartáveis para higienizar locais de uso comum, como maçanetas do banheiro, mesas, cadeiras, entre outros.

O verão brasileiro sempre foi um chamativo para viagens. Afinal, o país tem muitas opções de destinos, recheados de atrações diversificadas para todos os perfis de viajantes.

Mas, é importante considerar as recomendações da OMS e Ministério da Saúde para diminuir o risco de contágio e propagação do vírus. Além disso, contrate um seguro viagem para o caso de precisar acionar a proteção para emergências médicas, remarcação de voos, entre outras coberturas.

Outro ponto importante é optar por destinos na natureza, em que os passeios não sejam por meio de grupos. Assim, você aproveita mais, junto de sua família, de forma segura.

Ao seguir essas recomendações, você garantirá uma viagem mais segura e tranquila.

Por Andreia Silveira, editora no PlanoDeSaude.net.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »