AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2021 às 11h28min - Atualizada em 05/01/2021 às 11h28min

Região de Araçatuba volta à fase amarela na expectativa por reclassificação na quinta

Portal LR1
EXPECTATIVA - Com movimento moderado, comércio espera a reclassificação na quinta-feira - Foto: Diego Fernandes/ LR1
O movimento dos principais corredores comerciais de Araçatuba foi moderado nesta segunda-feira, quando voltou a vigorar a fase amarela do Plano São Paulo na região de Araçatuba e em praticamente todas as regiões do estado, com exceção de Presidente Prudente.

Se na última semana o movimento foi intenso para a troca de presentes, desta vez, as lojas do comércio de Araçatuba receberam um fluxo mais comum de consumidores.

O calçadão de Araçatuba recebeu um bom movimento, que além dos consumidores, foi intensificado por pessoas que aproveitaram o primeiro dia útil do ano para pagar contas nas casas lotéricas e agências bancárias, além de resolver outras questões nestes mesmos lugares.

Por volta das 9h40 da manhã, a reportagem do jornal O Liberal Regional passou pelo Calçadão, pela rua Luiz Pereira Barreto e pela rua Brasil, e conversou com alguns clientes informalmente, sendo que alguns deles afirmaram que foram ao centro da cidade em busca das promoções pós-final de ano.

O fluxo de clientes diminuiu no período da tarde, principalmente por causa da chuva, que começou a cair na área central por volta das duas e meia da tarde.

A expectativa de lojistas e comerciantes é de que este movimento de promoções mantenha as vendas em alta, depois de um dezembro de boa recuperação com a abertura do comércio no período noturno e o registro de bom público durante o horário especial.

Com a volta da fase amarela e a permissão de abertura de atividades consideradas não essenciais por até 12h, as lojas de rua de Araçatuba voltaram a funcionar das 9h às 18h. Já os dois shoppings abrem em horário normal, das 10h às 22h.

Bares e restaurantes ficam liberados para atender aos clientes de forma presencial por 10 horas diárias com o limite até às 22h. Academias, salões de beleza e outros serviços também estão autorizados a funcionar, porém com restrições.

Reclassificação

Está marcada para a próxima quinta-feira, dia 7, no início da tarde, a reclassificação das fases do Plano São Paulo em todo o estado.

A expectativa da região é grande, já que houve um aumento no número de casos de covid-19 nas últimas semanas, porém a média de mortes, além da média de leitos a cada 100 mil habitantes continua em índices satisfatórios.

Quanto ao número de internações, apesar de muitas cidades da área da DRS II terem ficado com os leitos de UTI no limite ou próximos de, a média total da região é de pouco mais de 60 por cento de ocupação nós leitos, o que ainda é considerado um índice satisfatório para manutenção da região na fase amarela.

De acordo com a atualização de ontem, pelo governo do estado, a região de Araçatuba estava com 62,3% de ocupação dos leitos de UTI e 32,9% dos leitos de enfermaria.

Na tarde de ontem, eram 15,6 leitos de UTI a cada 100 mil habitantes, e o número de internações caiu 23,1% na variação semanal.

Isolamento

Por causa da fase vermelha e dos feriados prolongados, Araçatuba registrou um aumento no índice de isolamento nos 3 dias de feriado de Ano Novo. Na sexta (1) e no sábado (2), foram registrados 43% de isolamento pelo governo do estado. Já no domingo (3), o isolamento na cidade foi de 44%.

No final de semana do natal, os índices de isolamento ficaram em 42% na sexta-feira (25) e no domingo (27), já no sábado o isolamento foi de 40%.

*matéria cedida pelo Portal LR1
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »