AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2020 às 11h10min - Atualizada em 23/12/2020 às 11h10min

Conjunção da Lua com Marte: veja como observar nesta quarta-feira

Olhar Digital
Marte ficará visível a olho nu com o anoitecer da próxima quarta-feira (23). Foto: Kevin Buman/Unsplash
Quem perdeu a conjunção entre Júpiter e Saturno na noite da última segunda-feira (21), terá a chance de observar outro fenômeno. Hoje, quarta-feira (23), ocorre a conjunção da Lua com Marte. O acontecimento está previsto para acontecer a partir das 15h31.

O evento marcará a mesma ascensão reta dos dois astros, com a Lua passando a 5º34′ ao sul de Marte.

A Lua já estará presente no céu por volta deste horário. No entanto, apenas a partir do pôr do sol — que deve ocorrer aproximadamente às 18h30 — será possível observar o Planeta Vermelho no céu, ao sudeste, logo acima de nosso satélite natural.

O ponto mais alto dos astros no céu deve ser atingidos por volta das 19h22 e ambos poderão ser melhor observados até o início da madrugada de quinta-feira (24), antes de “desaparecerem” no horizonte.

Como os pares ficarão relativamente separados, é possível que a observação por meio de telescópios ou binóculos restrinja o campo de visão. No entanto, basta aconchegar-se e olhar para o céu, pois o fenômeno poderá ser visto a olho nu.

O fenômeno de hoje deverá ser a última oportunidade de ver o Planeta Vermelho em boas condições neste ano de 2020. O melhor dia foi em 13 de outubro, quando Marte posicionou-se em direção oposta ao Sol e pôde ser observado de maneira nítida e brilhante no céu daquele dia.

Urano também visível

A conjunção da Lua e Marte também possibilitará a observação do planeta Urano.

Para isso, basta utilizar o Planeta Vermelho como “estrela guia” após a Lua se afastar. Isso porque o brilho do satélite natural ofuscará a visibilidade de Urano.

Nesta caso, é aconselhável a observação utilizando binóculos e telescópios. Ambos os planetas estarão perto o suficiente para caberem no campo de visão dos instrumentos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »