AtaNews Publicidade 728x90
30/09/2020 às 14h57min - Atualizada em 30/09/2020 às 14h57min

5 profissões que irão bombar após o fim da pandemia

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
É fato que, para reter talentos, é preciso oferecer boas vantagens aos funcionários: plano de carreira, vale-refeição com valor condizente com o local onde fica o escritório, possibilidade de home office, bônus por produtividade e plano de previdência privada são algumas das coisas que chamam a atenção dos colaboradores.
 
A pandemia, como sabemos, fez com que muitas empresas tivessem que reorganizar as finanças - o que, infelizmente, acarretou em um número alto de demissões. Reter profissionais de excelência, em situações como essa, ainda é importante: afinal, será preciso reerguer os negócios quando tudo voltar ao normal.
 
Além de tornar a investir em um quadro de funcionários mais extenso, é possível que as empresas passem a focar os seus esforços em profissões específicas. Se você gostaria de saber quais são as 5 profissões que certamente bombarão após o fim da pandemia, leia o material abaixo.
 

5 profissões que devem estar em alta após a pandemia

A primeira profissão é clássica: a de profissional de Recursos Humanos. Sem o RH, a empresa simplesmente não anda - não há comunicação interna, não há feedback, não há avaliação de produtividade, não há organização de equipes e, certamente, não há gerenciamento de crise.
 
Com a quantidade grande de contratações que serão necessárias após a estabilização econômica, será preciso contar também com um corpo de RH de grande porte e expertise.
 
Para além do RH, as seguintes profissões devem fazer sucesso após o momento atual:
 

Headhunter

O nome assusta, já que “caça-cabeças” não parece ser uma coisa muito convidativa. Felizmente, o headhunter não tem nada de medonho: pelo contrário, algumas empresas apostam tudo o que têm em bons headhunters, uma vez que acreditam que eles podem trazer resultados.
 
O headhunter é, de forma simplificada, um recrutador de talentos. Após conhecer a empresa e as suas necessidades (afinal, será necessário repensar toda a estratégia após o coronavírus), ele saberá qual é o perfil que falta para compor o quadro de funcionários fundamental.
 
Não se trata de um recrutador, vale dizer. O headhunter é, geralmente, um profissional de grande calibre, que possui um círculo extenso e uma rede de relacionamentos cheia de referências.
 
Não é incomum que ele peça recomendações a amigos em comum ou que salve contatos de possíveis talentos para, no momento oportuno, entrar em contato com eles.
 
Em algumas ocasiões, o headhunter é aquele que oferece ao funcionário desejado uma série de benefícios, para retirá-lo da companhia em que está e trazê-lo para perto.
 
Não existe um curso acadêmico que forme headhunters, tampouco um curso técnico. Trata-se de uma profissão que alia diversos conhecimentos e que, geralmente, é escolhida por pessoas que têm alto poder de negociação, passaram por muitas funções ou já atingiram certa notoriedade no mercado.
 

Profissional de cibersegurança

A tecnologia, como sabemos, é uma área que está em crescimento há muito tempo. Apostar na tendência não é garantia de sucesso, porque isso depende de esforço e oportunidade, mas certamente é uma ideia inteligente.
 
No período pós-pandemia, é possível que a migração para o mundo online cresça de forma significativa. Muitas empresas, após descobrirem a magia do home office, não devem retornar ao seu processo tradicional.
 
Assim, será necessário contar com o auxílio de profissionais da área de segurança e tecnologia para criar salas seguras, redes difíceis de serem invadidas, entre outras coisas.
 

Diretor Financeiro

Também conhecido como CFO, esse profissional atua para controlar o caixa, organizar os orçamentos, enxugar os custos, equilibrar as possibilidades e, quando necessário, vetar investimentos e ideias que podem balançar as estruturas da empresa.
 
Após o isolamento social, como já comentamos, será necessário reestruturar tudo, inclusive a parte financeira. Não é trabalho simples, então a melhor opção é encontrar um CFO sênior.
 

Assessores de investimentos

Pode parecer curioso que esse profissional aparece na lista, mas já vamos explicar o motivo.
 
A crise econômica, que já estava em curso, foi alavancada pela pandemia. Demissões em massa ocorreram, empresas fecharam, entre outras coisas.
 
Quem não tinha uma reserva de emergência ou investimentos que gerassem retorno certamente passou por momentos delicados nos últimos meses.
 
Eis aí o motivo pelo qual profissionais especializados na área de recursos e administração de financeira serão fundamentais: para que possamos aprender, enquanto sociedade, a fazer melhor administração do nosso dinheiro.
 
Dessa forma, caso haja algum imprevisto, será possível contorná-lo sem maiores perdas.
 
 
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »