AtaNews Publicidade 728x90
08/09/2020 às 10h15min - Atualizada em 08/09/2020 às 10h15min

Infectado por coronavírus casal completa bodas de ouro internado e ganha festa organizada pela equipe de enfermagem do isolamento

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Tudo já estava definido nos mínimos detalhes. As bodas de ouro de Nelson Souza Ferreira e Ivone Araújo Ferreira seriam celebradas este ano em uma linda cerimônia seguida de festa para a imensa família que os 50 anos de união originou.

No entanto, a pandemia do coronavírus chegou e o casal decidiu cancelar o evento no qual renovaria as promessas feitas em 5 de setembro de 1970.

Mesmo assim, o casal decidiu que a data não passaria em branco. Nelson e Ivone fariam uma comemoração pequena e reuniriam os filhos Nelson Júnior, Robson, Ricardo, as noras, e seis netos com idades que variam de 3 a mais de 20 anos.

Novamente a coronavírus alterou os planos do casal e de toda a família.

No final de agosto, Ivone, de 69 anos, sentiu os primeiros sintomas que dias depois seriam confirmados em diagnóstico de covid-19. Internada na Santa Casa de Araçatuba no dia 31, dona Ivone foi para um leito de isolamento e no decorrer dos dias registrou boa evolução no tratamento aplicado pela equipe médica.

A assistência das equipes de enfermagem e a simpatia da paciente produziram um relacionamento próximo que foi fundamental para o que estava por vir.

Seo Nelson, de 73 anos, após registrar os mesmos sintomas da esposa e igualmente diagnosticado positivo para covid-19, ele precisou ser internado na Santa Casa de Araçatuba.

Levado para um leito de isolamento do segundo andar, pediu para vê-la, ao passar defronte ao quarto 243. “Foi emocionante. Os dois choram muito. Ele disse que a amava e que ela era a vida dele”, relembra a enfermeira Jaqueline Mitsue de Oliveira da equipe do Isolamento 2-A.

Sensibilizados pela situação, a enfermeira e demais integrantes da equipe decidiram colocar marido e esposa no mesmo quarto, fator possível por ambos serem positivos para covid-19 e pela disponibilidade de leito.

Junto, o casal apresentou melhoras e evoluiu rapidamente para o desmame da oxigenoterapia, ciclo em que o oxigênio que é levado aos pulmões do paciente através de um cateter nasal começa a ser retirado aos poucos e de forma monitorada.

Numa das conversas com o pessoal de enfermagem, seo Nelson contou que eles completariam 50 anos de casados no sábado (5/9). “ Todos nós da equipe decidimos então prestar uma homenagem a eles”, explica a enfermeira Jaqueline, que após receber autorização superior iniciou a organização do pequeno, mas significativo e inesquecível momento para o casal, e inédito na Santa Casa de Araçatuba.

Ações como essa, integram a Política de Humanização desenvolvida pela direção da Santa Casa de Araçatuba com base em protocolos específicos do Ministério da Saúde.

Informado sobre o evento, seo Nelson encomendou aos seus familiares bolo, salgadinhos e refrigerantes para a comemoração. Os 50 anos do casal não passariam em branco e nem em clima de tristeza.

E não passou ! Deus uniu e mesmo positivos de coronavírus, seo Nelson e dona Ivone e comemoraram no sábado 50 anos de feliz união. São 18.250 dias e 438 mil horas juntos, do ladinho um do lado do outro, inclusive no exato dia das bodas de ouro.

A comemoração foi realizada em um quarto vago e decorado pela equipe de enfermagem. Emocionados, Nelson e Ivone entraram no recinto sob aplausos. A família não pode participar, mas através de um filme que foi enviado em um Ipad, filhos, noras e netos deram depoimentos e mensagens de felicitações ao casal.

A equipe de enfermagem levou flores ao casal e através de uma mensagem que foi lida pela enfermeira Jaqueline, todos expressaram a admiração pela força que os fez atravessar 50 anos juntos, e a fé que os sustentou em um momento tão difícil enfrentado justamente da na data das bodas de ouro.

Ivone e Nelson receberam alta hospitalar no domingo. Vão continuar o tratamento com medicações via oral em isolamento domiciliar. Eles deixaram o hospital com uma meta: celebrar o casamento pelas Bodas de Ouro em maio de 2021 e fazem questão de um presente: a presença de toda equipe que cuidou deles durante a internação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »