AtaNews Publicidade 728x90
22/05/2020 às 08h15min - Atualizada em 22/05/2020 às 08h15min

Voluntárias entregam mais 500 toalhas de banho à Santa Casa de Araçatuba

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
A Santa Casa de Araçatuba recebeu o segundo lote de 500 toalhas de banho de um total de 1000 unidades doadas por voluntários de grupos de ajuda à comunidade. A primeira remessa da doação foi entregue em 25 de março.

As doações foram incentivadas por  Marlene Giraldelli Pereira Moraes, que atua voluntariamente em apoio às algumas entidades assistenciais e decidiu realizar a campanha “ao visitar uma pessoa que estava internada e perceber que o hospital não tinha toalhas para oferecer aos pacientes”, e convidou a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, Deomerce de Souza Damasceno.

A campanha foi iniciada em março com a meta de arrecadar recursos para a compra de 1000 toalhas. “No começo ficamos um pouco assustadas com a quantidade almejada, mas logo começaram a chegar pessoas que doaram valores para compra de 100, 20, 10 toalhas e passamos a ter a certeza que a meta seria alcançada”, relembrou Deomerce Damasceno.  

Pela contabilidade da campanha, ao menos cinco pessoas doaram 100 toalhas cada uma. “Mas também tivemos pessoas que doaram uma toalha e vimos nisso a vontade desses doadores em ajudar na campanha”, explicou Marlene Moraes.

A campanha foi realizada totalmente através das redes sociais junto a grupos de voluntários, como por exemplo o “Amigos do Bem”. Nas mensagens enviadas, os doadores eram orientados a doar as quantias na Casa Real, onde as coordenadoras haviam conseguido negociar em valor final de R$ 13,00 por unidade de toalha de algodão de bom padrão e dimensões para banho.

Mesmo com o fechamento da loja ocorrido em 23 de março como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus, as doações continuaram sendo realizadas.

O hospital que até então não tinha condições de incluir toalhas dentre os itens da hotelaria das alas de internação do Sistema Único de Saúde agora as disponibiliza para os pacientes que não têm condições de trazer o item   para utilizar durante o período de internação.

 As toalhas também  estão sendo oferecidas  aos pacientes internados em situação de urgência e emergência até que o familiar providencie; e para os pacientes graves que tomam banho de leito.   O item também é utilizado para suavização nas trocas de curativos em pacientes com queimaduras e feridas graves. Cada procedimento necessita em torno de duas toalhas.

“Muitos pacientes precisam e a gente fica muito feliz de ver esse grupo nos ajudando a incorporar ainda mais dignidade a esses pacientes”, afirmou o administrador da Santa Casa de Araçatuba, Mauro Inácio da Silva ao receber as 500 toalhas ontem à tarde.  

Ao agradecer a doação em nome da diretoria, do corpo clínico e principalmente dos pacientes, Silva destacou às coordenadoras da campanha que “é com satisfação que a gente vê a sociedade se voltando para a comunidade e priorizando a Santa Casa de Araçatuba em suas ações”.

De acordo com as coordenadoras, a campanha ainda não terminou pois pretende aplicar um resíduo das doações na compra de mais toalhas. Esse valor reflete o sucesso na captação das doações.  “Um dos fatores é momento que enfrentamos e colocou a saúde em evidência. Mas atribuímos o bom resultado da campanha à uma maior conscientização da comunidade sobre as dificuldades enfrentadas pela Santa Casa de Araçatuba e à credibilidade em relação à administração do hospital”, afirmou Deomerce Damasceno.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »