AtaNews Publicidade 728x90
10/02/2020 às 10h28min - Atualizada em 10/02/2020 às 10h28min

Conheça as profissões em alta na área de marketing para 2020

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As profissões de Marketing que existiam ontem, hoje quase não existem mais. Isso porque o setor publicitário é um dos que mais muda com a transformação digital, sempre criando técnicas e ocupações.

No entanto, se você deseja entrar na área em 2020, precisa se preparar para ocupar as vagas mais desejadas pelas empresas especializadas em Marketing Digital.

Quer saber quais são as profissões de Marketing mais populares em 2020? Então siga a leitura para saber mais sobre o assunto e se preparar para o mercado de trabalho!

1. Gestor de redes sociais é uma das profissões de Marketing mais populares

As redes sociais continuam crescendo em popularidade e eficácia no Marketing nacional. Só no Brasil, são 6 em cada 10 pessoas ativas nas plataformas online, como o Facebook, Instagram, Twitter e outros.

Além disso, as páginas de empresas nas redes sociais vêm se tornando cada vez mais importantes na geração de leads e de negócios.

Não à toa, o gestor de redes sociais é uma das profissões de Marketing mais requisitadas nas agências de Marketing Digital.

No entanto, a profissão não consiste em ficar “conversando no Facebook”. O profissional precisa sim gerar conteúdo engajante nas redes sociais, mas deve também controlar os anúncios nas plataformas, atender aos clientes e identificar a percepção da marca nas mídias sociais em geral.
 

2. Data Science é uma das profissões mais inovadoras do mercado atualmente

Eleita pela Harvard Business Reviews como a profissão mais sexy do Século XXI, o Data Science é um profissional versátil, que pode atuar em diversos mercados e ramos.

Seu foco é utilizar conhecimentos matemáticos, estatísticos e de programação para lidar com conjuntos de dados e obter insights para as suas empresas, além de desenvolver modelos de Inteligência Artificial com dados.

No Marketing, o Data Science é responsável por analisar os resultados das campanhas e ações pagas, estabelecer modelos de Machine Learning e usar programação para captar o sentimento das pessoas nas redes sociais e outros sites.
 

3. Community Manager é um cargo essencial no Marketing em 2020 e adiante

Uma das grandes tendências da publicidade nos últimos anos e nos próximos também é a formação de comunidades. Muitas empresas em setores nichados, mas também em segmentos mais amplos, têm investido na formação de grupos de fãs e propagadores dos seus produtos e serviços.

Para formar esses grupos de maneira orgânica, mantê-los engajados e gerenciados, é necessário um Community Manager.

Sua função é interagir com a comunidade ao redor de uma empresa de maneira mais informal e direta do que a companhia poderia sozinha. Trata-se, de certa forma, como uma ponte entre o público e a empresa, um rosto para os comunicados da empresa, mas também alguém que compartilha da mesma paixão que os fãs e clientes.
 

4. Produtor de conteúdo é uma das profissões de Marketing mais importantes

As empresas especializadas em Marketing Digital sabem que é preciso investir na produção de conteúdo para ter sucesso no Século XXI. Como esse conteúdo será gerado, muda de estratégia para estratégia.

No entanto, é preciso ter em mente que produtores de conteúdo, seja em formatos efêmeros como o TikTok, seja em moldes duradouros como redatores ou produtores de vídeos, sempre serão necessários para uma estratégia bem sucedida.

Por isso, os produtores de conteúdo de qualidade, capazes de engajar o público, transmitir informações, com persuasão e poder de convencimento, além de boa ética de trabalho, estão em alta no mercado publicitário de 2020, especialmente entre as agências de Marketing Digital.
 

5. Planejador é o cargo mais importante no Marketing em 2020

Sun Tzu, autor d'A Arte da Guerra, ensina que “se você conhece a si mesmo e ao seu inimigo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas”. Na prática, esse ensinamento fala sobre a importância do planejamento.

Para o Marketing, o planejamento é essencial já que uma das grandes tendências desta segunda década do século será a produção omnichannel, ou seja, conteúdo coerente em todas as plataformas da empresa.

Para isso, é necessário ter um planejador capaz de unir toda a equipe citada neste artigo (desde os dados do Data Science, passando pela execução técnica do gestor de redes sociais, Community Manager e produtor de conteúdo) e dar um norte para a atividade de todos.

De certa forma, essa é a equipe de marketing ideal para 2020:

●     um Data Science fornecendo as informações e dados para insights e tomadas de decisões;
●     um Planejador liderando a equipe, montando o Norte e conduzindo os trabalhos;
●     três técnicos (Community Manager, gestor de redes sociais e produtor de conteúdo) executando a estratégia.

E aí, o que você achou dessas 5 profissões de Marketing populares em 2020? Com qual delas você sente maior afinidade? Você é mais criador de conteúdo, tem mais facilidade com pessoas ou sente que tem um cérebro mais orientado para planejamento e dados? Conte pra gente nos comentários abaixo!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »