23/01/2020 às 09h13min - Atualizada em 23/01/2020 às 09h13min

Teologia é uma ciência que pode ser esclarecida para todos

A partir da argumentação e da contra argumentação do ponto de vista, e ainda da relativização da informação, estudo da divindade torna-se acessível

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
Existem, na língua portuguesa, duas estruturas textuais fundamentais para a produção de textos nos quais a opinião do autor reflete sobre a dissertação. Essas estruturas são o argumento e o contra-argumento, ou argumentação e contra argumentação. Elas permitem que tanto o autor quanto o escritor possam interagir, concordar ou divergir de diferentes pontos de vista a partir da exposição de opiniões embasadas em objetivos de pesquisa, estudo e experiência.

A aplicação de ambas estruturas é benéfica para a intensificação do debate e também para que haja uma amplitude maior do conhecimento adquirido a partir de instrumentos de pesquisa e algumas ciências. Um caso claro que atesta o quanto a argumentação e a contra argumentação são benéficas é quando associamos tais ordens ao estudo da teologia e suas abrangências.

“A Teologia é o estudo da existência de Deus, compreendendo suas questões referentes ao conhecimento da divindade e, sobretudo, quanto à sua relação entre o extraordinário, o mundo e o homem. Sistematicamente, essa ciência é atribuída à fé e religião. Essa conferência pode acabar tornando turvo o esclarecimento sobre tais conceitos. Uma vez que quem argumenta, o faz a partir de um ponto de vista e quando esse ponto de vista não é acompanhado, acaba ocorrendo um desencontro de informações, o que culmina o conflito”, esclarece o Reinaldo Arruda, Professor  da Faculdade Batista de Minas Gerais
Reinaldo esclarece que para evitar o conflito, o caminho é apresentar um contra argumento embasado, claro e objetivo ao ponto de vista em questão. “É impossível tornar a teologia uma só porque essa é uma ciência pessoal. Essa pessoalidade causa uma sensação de aproximação e amplia a interpretação.

Caso alguém tenha a intenção de contestar qualquer ponto de vista, não basta apenas dizer ‘eu não concordo’. É de extrema necessidade que a oposição venha acompanhada de novos argumentos sólidos capazes de gerar reflexão. Em um outro linguajar, essa dinâmica também pode ser chamada de diálogo – o que caracteriza um debate saudável e a possibilidade de um estudo maior sobre o suposto”.

Num ensaio geral sobre a teologia, é importante a ressalva de que o estudo das religiões aparece numa crescente de acordo com o contexto histórico. Toda a pesquisa é incumbida a partir da interpretação dos fenômenos e das tradições religiosas, textos sagrados e dogma. Esse sistema germina a partir de sementes tratadas como símbolos: a bíblia e sua influência, estudos críticos e a obra de pensadores, filósofos, antropólogos e sociólogos são exemplos.

“Sobretudo, dados os objetivos de pesquisa para a fundamentação teológica, a orientação ideal para o aprendizado da teologia é a relativização da informação.

Para que haja uma compreensão limpa dessa ciência, é importante que o estudioso compreenda o contexto, independentemente liberto de sua fé e de suas crenças. A partir do momento que determinado conceito é compreendido, aí sim pode ser interessante acoplar as convicções. E então nasce a interpretação do estudo, os pontos de vista individuais ou coletivos – coletivos se for o caso do estudioso acompanhar o raciocínio de um grupo – e, enfim, o teólogo”, conclui Professor Reinaldo.
 
Cursos de teologia na Faculdade Batista

Bacharel em teologia – graduação presencial
O curso pauta-se pela valorização dos princípios e valores bíblicos, possibilitando a formação teológica-ministerial. O programa curricular aprovado pelo MEC permitirá ao estudante uma formação teológica em uma das mais respeitadas instituições de ensino superior (IES) do país.
 
Bacharel em teologia – graduação a distância
Com a mesma carga horária e qualidade do curso presencial, o curso de graduação em Teologia EAD foi criteriosamente avaliado e aprovado pelos líderes e pastores de Minas Gerais, autoridades reconhecidas  pelo respeito, zelo e cuidado minucioso para com a Palavra de Deus.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »