AtaNews Publicidade 728x90
10/12/2019 às 11h08min - Atualizada em 10/12/2019 às 11h08min

CPI é prorrogada por mais 90 dias

Assessoria de Imprensa da Câmara
Foto: Angelo Cardoso
Por maioria de votos, os vereadores de Araçatuba autorizaram a prorrogação do prazo de vigência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga possíveis irregularidades em contratos da Prefeitura de Araçatuba alvos da operação #TudoNosso, da Polícia Federal. A continuidade dos trabalhos foi decidida durante a 40ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (09/12).

Um relatório final chegou a ser lido e discutido em plenário. O documento, apresentado pelo relator da CPI, vereador Dr. Jaime (PTB), recomendava o arquivamento do processo e sugeria à administração municipal o aprimoramento do processo licitatório e da fiscalização dos contratos. “Não podemos, por questões políticas, frear as atividades do Executivo. Não existem razões para a montagem de uma CP (Comissão Processante) visando à cassação do prefeito”, concluiu o relator.

Alguns vereadores manifestaram o voto contrário ao relatório. Foi o caso de Lucas Zanatta (PV), Dr. Flávio Salatino (MDB) e Arlindo Araújo (Cidadania), autor do requerimento de criação da CPI. “O encerramento da investigação foi precipitado. Eu voto contra, porque o trabalho deveria ter sido muito melhor executado”, anunciou Arlindo Araújo em plenário.

O pedido de retirada do relatório e prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 90 dias foi feito pelo presidente da comissão investigativa, vereador Dr. Alceu (PV), após a suspensão da sessão para consulta ao Regimento Interno da Câmara e à Procuradoria Legislativa da Casa. “Como o relatório ainda não foi votado pelo plenário, posso retirá-lo, como acontece com os projetos”, explicou Alceu.

Oito vereadores votaram favoráveis ao pedido de prorrogação: Gilberto Batata Mantovani (PL), Dunga (DEM), Beatriz (Rede), Carlinhos do Terceiro (SD), Denilson Pichitelli (PSL), Dr. Alceu (PV), Dr. Jaime (PTB) e Dr. Almir (PSDB), que também integra a CPI como membro. Já os vereadores Lucas Zanatta (PV), Arlindo Araújo (Cidadania) e Dr. Flávio Salatino (MDB) foram contrários. Os vereadores Cido Saraiva (MDB), Prof. Cláudio (PMN) e Rivael Papinha (PSB) estavam ausentes no momento da votação. Regimentalmente, a presidente Tieza (PSDB) não vota.

A CPI decorrente da operação #TudoNosso, foi criada em 19 de agosto deste ano para averiguar a ocorrência de desvios públicos por meio de contratos firmados pela Prefeitura de Araçatuba com empresas ligadas ao empresário e sindicalista José Avelino Pereira, o Chinelo. Desde então, já foram realizadas doze reuniões para oitiva de testemunhas e deliberações entre os membros.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »