AtaNews Publicidade 728x90
01/10/2019 às 16h15min - Atualizada em 01/10/2019 às 16h15min

A digitalização dos arquivos facilitará o acesso à informações históricas da cidade

Micheli Amorim
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O "Museu Documental Digital de Araçatuba", desenvolvido pela historiadora e doutora em ciência política Angela Inês Liberatti, será lançado neste sábado, dia 5, às 20h, no saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. Além da apresentação do site, haverá a exposição de 15 documentos originais do acervo e contará com a presença do Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges.

"A plataforma ficou muito bem elaborada, de fácil navegação, com espaço para novas coleções, possibilitando agregar novos conteúdos. Será uma ótima ferramenta para quem precisar buscar informações de cultura e memória de Araçatuba", explica Angela.

Para a especialista, preservar a história de Araçatuba é uma maneira de garantir sua identidade cultural, favorecendo que os cidadãos se preocupem em contribuir para que a cidade seja preservada e cuidada.

No site, as pessoas poderão conferir documentos digitalizados sobre a história da cidade, constituindo, um acervo museológico público. O conjunto de documentos que foram utilizados foi conseguido pela proponente por ocasião de uma visita ao antigo hangar de Araçatuba, no início da década de 90, onde se encontrava uma pilha de papéis, queimados por um incêndio ocorrido no Arquivo Público de Araçatuba, e que seriam jogados fora. A historiadora cumpriu o papel de mediadora para evitar o desaparecimento do material e com autorização do pessoal responsável pela limpeza do local coletou os documentos.

Alguns estavam totalmente queimados, outros muito danificados e poucos foram avaliados como possíveis de serem recuperados. Como o hangar passaria por uma limpeza, os papéis seriam descartados. Dessa seleção, restaram os documentos que se encontram sob a responsabilidade da historiadora e que devem voltar ao acervo público.

O trabalho para o desenvolvimento do projeto foi dividido em várias etapas: em julho aconteceu a primeira, com a seleção e classificação dos documentos. Em agosto, aconteceu o início da digitalização do material selecionado e um treinamento gratuito para estudantes de história.

Em setembro foi realizado um segundo momento de conhecimento com a "Oficina de Conservação e Tratamento de Documentos Escritos em Suporte de Papel". A etapa final é a apresentação do site e a exposição dos documentos.

Dentre os documentos utilizados estão correspondências da Estrada de Ferro, da Revolução de 1932 e documentos de manifestação da sociedade, como por exemplo abaixo-assinados e requerimentos.
 
O projeto foi um dos selecionados no edital nº 01/2019 "Apoio a Projetos de Formação, Preservação e Fomento Cultural – Proac Municípios", pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, na categoria "Preservação de Acervos Museológicos". O Proac é um programa de investimento direto do Estado de São Paulo, em projetos culturais, através de concursos regulamentados na forma de editais.

Serviço

Lançamento do Museu Documental Digital de Araçatuba
Data: 5 de outubro
Horário: 20h
Local: no Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Endereço: Armando Sales de Oliveira s/n, Bairro das Bandeiras, Araçatuba

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »