AtaNews Publicidade 728x90
27/09/2019 às 11h22min - Atualizada em 27/09/2019 às 11h22min

Turismo histórico: 7 cidades brasileiras que não podem faltar em seu roteiro

Conheça os melhores destinos para se fazer turismo histórico no Brasil

Henrique Marsura
Foto: Divulgação

Um dos vários atrativos do Brasil para quem deseja viajar é a sua grandeza territorial. Suas dimensões continentais permitem que se atravesse por diferentes paisagens e biomas estando num mesmo país. Viajar por diferentes lugares também é conhecer parte da história brasileira.
 
O chamado turismo histórico é uma opção para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a formação cultural e social dos lugares. Visitar cidades históricas na Bahia, Pernambuco e São Paulo, por exemplo, é uma forma de conhecer não só a cultura local, mas de todo nosso país.
 
Dessa forma, você une o lazer de um passeio maravilhoso ao aprendizado sobre a formação cultural e histórica do nosso Brasil.
 

Turismo histórico: o que é

O turismo histórico nada mais é do que uma vertente do turismo que busca conhecer lugares que fazem parte da construção social, política e financeira de um lugar.
 
Seu principal objetivo é oferecer ao turista uma dimensão dos fatos históricos que permearam o desenvolvimento local. Esse tipo de turismo pode ser feito em lugares que traduzem a cultura, os costumes e as construções de uma região.
 

7 lugares no Brasil para quem deseja fazer turismo histórico

 
Conheça sete destinos para você se encantar e aprender um pouco mais sobre a formação histórica brasileira.

São Luís (MA)

A capital do estado maranhense se diferencia por ter sido colonizada pelos franceses. O nome da cidade é uma homenagem ao Rei Luís XIII, no século XVII. Naquela época a maior fonte de riqueza era vinda da cana-de-açúcar, do cacau e do tabaco.
 
São Luís é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco devido aos seus conjuntos arquitetônicos de origem europeia, considerados como uns dos maiores do mundo.

São 3.500 construções que tiveram como inspiração o modelo açoriano, recebendo o apelido de “Cidade dos Azulejos”.

Salvador (BA)

Maior centro político e econômico do Brasil entre 1549 e 1763, Salvador foi a primeira capital do Brasil, sendo precursora do mercado de escravos na América. O Pelourinho, hoje um bairro da cidade, era, na verdade, uma coluna de pedra com argolas onde se amarram e açoitavam os negros escravizados.
 
Em Salvador, você não pode deixar de conhecer o Centro Histórico, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja do Bonfim. É nesta última que você irá encontrar as famosas fitinhas coloridas.

Porto Seguro (BA)

Um dos primeiros lugares a serem conhecidos pelos portugueses na chamada “Era do Descobrimento”, com toda certeza, é Porto Seguro. A cidade fica situada ao sul da Bahia e mescla belezas naturais e históricas num mesmo lugar.
 
Seu centro histórico engloba o Marco do Descobrimento, a praça Pero Campos de Tourinho e a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Além do centro histórico, você pode conhecer a reserva indígena da Jaqueira, comunidade formada por 35 famílias indígenas da etnia pataxó.

Olinda (PE)

A cidade que fica a apenas seis quilômetros do Recife é uma fonte de beleza e inspiração arquitetônica. Isso porque ao redor das igrejas e casas coloridas de séculos passados é possível ver o mar, deixando a paisagem ainda mais encantadora.
 
No carnaval, suas ruas lotam com mais de dois milhões de foliões, entre os famosos bonecos gigantes  e dançarinos de frevo. Mas a cidade pode, e deve, ser visitada o ano inteiro, pois abriga um centro histórico muito rico e belo. A Igreja da Sé, a Basílica de São Bento e o Convento de São Francisco fazem parte desta história.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto, capital da capitania de Minas Gerais durante o ciclo do ouro, teve sua fundação em 1711. O nobre material, que dá nome ao lugar, foi responsável pelo grande enriquecimento desta então vila, que ganhou edificações exuberantes e repletas de ouro por dentro.
 
Vale a pena conhecer a Escola de Minas e o Museu da Inconfidência. Além disso, a cidade, que também está na lista da Unesco, abriga o maior conjunto arquitetônico do período barroco do país.
 

Paraty (RJ)

Palco da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, (evento literário mais importante do Brasil), a cidade de Paraty foi fundada em 1667 no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
 
Seu centro histórico fica localizado em frente ao litoral, dando um charme todo especial à cidade. Lá é possível conhecer os antigos casarões caminhando pelas ruas de pedras irregulares, além de poder fazer trilhas ecológicas e aproveitar uma boa praia. 

Santos (SP)

Dona do maior porto da América Latina, Santos é um charme à parte. Por um lado, é um destino de praia dos paulistas, por outro abriga um rico centro histórico.  O Terminal Marítimo de Passageiros e o Porto de Santos, por exemplo, são dois destinos turísticos da cidade.
 
Em Santos você vai conhecer o Museu do Café do Brasil e a Bolsa do Café, construídos na época de maior riqueza da cidade. Outro passeio indispensável é a viagem de bondinho pelo Centro Histórico, trajeto que envolve todas as atrações históricas de Santos em um transporte nada atual.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »