AtaNews Publicidade 728x90
11/07/2019 às 16h18min - Atualizada em 11/07/2019 às 16h18min

Estudo revela que idosos têm mais medo de ficar feio que pobre

Estudo mostra que brasileiros com mais de 50 anos se preocupa mais com a aparência do que com a conta bancária

Andreia Silveira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Ao atingir a terceira idade, é comum que as pessoas se preocupem com a aposentadoria e os gastos com saúde. Porém, um estudo divulgado no último dia 24, em São Paulo, mostrou que os brasileiros com mais de 50 anos estão mais preocupados com questões estéticas, revelando um novo perfil de idosos.
Aposentadoria, convênio médico e solidão ficam para segundo plano entre os idosos brasileiros

Além de contar com um salário baixo, geralmente de apenas um salário mínimo, nessa faixa etária os
planos de saúde para idosos costumam ter um preço elevado. É fato que as questões com saúde exigem alto investimento e não apenas com o convênio médico, como também com atividades físicas, recomendadas para quem busca ter maior qualidade de vida.

Conforme o Instituto Locomotiva em evento da Bradesco Seguros, nem mesmo a solidão, valor baixo de aposentadoria e gastos com a saúde estão no topo da lista de preocupações dos idosos no Brasil. Pessoas com mais de 50 anos estão cada vez mais se importando com a própria estética.

A pesquisa realizada pelo Instituto, revelou que 25% dos idosos temem ficar feios. Eles estão se preocupando cada vez mais com as mudanças do corpo do que com a doença ou pobreza.

Falta de dinheiro fica como segunda maior preocupação entre os brasileiros com mais de 50 anos

O estudo ainda mostra que, após questões com a estética, o que mais preocupa os brasileiros a partir dos 50 anos é a renda. De acordo com o instituto, 20% dos idosos temem a falta de dinheiro, enquanto 18% a solidão, 14% se sentir inútil, 11% se tornar um fardo, um peso para os familiares, seguido de 10% que temem não ter alguém para cuidar deles, enquanto apenas 2% se preocupam com as doenças.

Estudo afirma que não se trata de vaidade entre os idosos, mas sim autoestima


 
De acordo com o estudo, não se trata de apenas vaidade quando os idosos se preocupam com a estética. Renato Meirelles, presidente do instituo e autor do estudo, informou que o maior medo é com o preconceito das pessoas mais jovens em relação ao envelhecimento.
O estudo apontou que 74% dos idosos entrevistados já sofreram ou presenciaram algum tipo de preconceito contra pessoas nessa faixa etária. Porém, o estudo mostra que pessoas abaixo dos 50 anos têm mais problemas com a autoestima, se comparado aos mais velhos.

A pesquisa aponta que apenas 3% das pessoas acima de 50 anos preferem ser consideradas “velhas”, enquanto 25% preferem que se refiram a sua faixa etária como “terceira idade” e 32% como “madura”.

Preconceito é o maior vilão entre pessoas idosas

A sociedade é preconceituosa e isso remete a esse aumento com a preocupação em cuidar da estética. Assumir ser velho não é fácil, aponta Meirelles. Mesmo com o salário baixo no Brasil, os aposentados movimentam R$ 1,8 trilhão, anualmente, representando mais do que o consumo da classe C, conforme IBGE.

Meirelles ainda indica que se as pessoas aposentadas formassem um país, este então seria o 18º mais rico do mundo, ficando no G20 do consumo mundial. Porém, ainda assim esse perfil não consegue se encontrar nas campanhas publicitárias.

Quase 80% desse público acham que as propagandas publicitárias mostram pessoas diferentes delas, fazendo com que se sintam rejeitadas pela publicidade.

Cresce número de consultas dermatológicas entre pessoas idosas

Cada vez mais a terceira idade se mostra vaidosa, buscando disfarçar os sinais do envelhecimento. De acordo com o publicado no site
O Globo, na região do Rio de Janeiro, por exemplo, os consultórios de cirurgiões plásticos estão recebendo cada vez mais pacientes dessa faixa etária.

Estas pessoas buscam mudar alguma coisa que não estão satisfeitos em sua aparência. Além disso, a procura por procedimentos estéticos menos invasivos aumentou, consideravelmente.

Para eles, o importante é gostar do que vê refletido no espelho e os procedimentos estéticos contribuem em melhorar a autoestima. Além de ter boa aparência para questões variadas da vida, os idosos querem se sentir bem.

Entre os procedimentos estéticos mais procurados por pessoas mais velhas, está a aplicação de botox e preenchimento com ácido hialurônico.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »