AtaNews Publicidade 728x90
15/04/2019 às 16h00min - Atualizada em 15/04/2019 às 16h00min

Você sabe o que é o estilo Art Déco?

Estética e ambientes

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Quando estamos procurando apartamentos para comprar, temos algumas preocupações básicas. Nossa atenção fica voltada, por exemplo, aos elementos infraestruturais do imóvel, como a parte elétrica e as instalações hidráulicas.
 
A localização, a idade do prédio, a existência de garagem e de áreas de convívio são também muito importantes.
 
A decoração, apesar de parecer um item banal e secundário, é extremamente importante. É através do design de interiores que conseguimos dar um ar de casa, de lar doce lar para o espaço.
 
Para elaborar um projeto de decoração, é essencial considerar o estilo dos moradores. Obviamente, existem várias formas de decorar um espaço. Muitas são as inspirações possíveis, mas uma das tendências mais clássicas de decoração e que nunca cai de moda é a Art Déco.
 
Não sabe exatamente o que é e nem como poderia ser incorporada ao seu espaço? Nós temos algumas dicas valiosas!

Quando surgiu

Primeiramente, é legal entender de onde surgiu o Art Déco. Em síntese, podemos defini-lo como um movimento estético que despontou na França, especificamente em Paris. Em 1925, a Exposição Internacional de Artes decorativas e Industriais Modernas apresentou para o mundo alguns princípios básicos do Art Déco.
 
Os primeiros arquitetos deste movimento estético inspiravam-se em outras vertentes culturais muito importantes do século XX, como o Art Nouveau. Embora tenham ficado famosos na arquitetura e decoração, outras áreas também foram bastante influenciadas pelo movimento, como o cinema e as artes gráficas.
 
A burguesia europeia era a principal consumidora do Art Déco, justamente porque tinha uma estética mais luxuosa e clean.

Exposição no Metropolitan

Segundo os estudiosos, foi depois de ganhar uma exposição no importante Metropolitan Museum de Nova Iorque é que o Art Déco se popularizou e passou a ser incorporado em objetos do cotidiano.

Como era

Na arquitetura, a atenção aos detalhes dos ornamentos era uma das principais preocupações da Art Déco. Os ângulos e a harmonia geométrica também eram muito importantes. A minúcia ficou sendo uma das marcas registradas do movimento.
 
Quanto à estética em si, vale lembrar a importância das linhas retas e também das esféricas, a presença de diversas figuras geométricas, bem como da natureza abstrata na composição dos ambientes.

Como é o Art Déco hoje

A estética não se alterou tanto com o passar do tempo. É possível apontar que os adeptos da Art Déco continuam valorizando um ambiente mais clean, com móveis geometricamente harmoniosos e com peças de design mais abstratas, como quadros e vasos. As luminárias e os abajures decorativos são também boas opções.

Objetos

Os objetos no estilo de Art Déco primam sempre pela funcionalidade, ou seja, não estão no ambiente apenas para decorar ou enfeitar. Eles realmente são usados. 

Tapeçaria

Você pode optar, por exemplo, por peças de tapeçaria com desenhos geométricos ou abstratos em cores mais neutras como preto, branco, cinza ou o vinho.

Vasos

Vasos em prata ou em bronze cromado têm também a cara desse estilo. Aço inoxidável é outra boa opção de material para apostar.

Peças em madeira

A madeira, principalmente a maciça, é sempre uma referência quando tratamos do Art Déco. Móveis, como as cadeiras, com bons desenhos geométricos ajudam a compor o ambiente.
 

Espelhos

Espelhos são sempre um curinga da decoração. Além de ampliar o ambiente, eles ajudam a dar uma sofisticação ao local. No estilo art Déco, eles têm molduras douradas e trabalhadas, por exemplo, com entalhes.

Quadros

Quadros com figuras geométricas ou desenhos abstratos também são boas opções para um design neste estilo.

Cores

A paleta de cores do Art Déco é bastante ampla, ou seja, não existe uma cor que não possa ser usada. Mesmo as cores mais vibrantes podem entrar na composição do ambiente. A palavra-chave, no entanto, é o equilíbrio.
 
Se você quer usar um tom mais forte e vibrante, opte por detalhes, como abajures e tapetes. 

Cômodos

Os cômodos mais comuns de ter decoração neste estilo são os de convívio, como as salas de estar e de jantar. Os quartos também podem ser boas áreas para investir. Nestes casos, é possível casar peças de design mais clássico, como abajures, com as de ar mais moderninho, como quadros com figuras abstratas.
 
As cozinhas também podem ser projetadas de acordo com o Art Déco. Neste caso, além do ambiente mais clean e geometricamente harmoniosos, é possível escolher alguns móveis mais retrô, como cadeiras, papel de parede e armários.

Vantagens

Uma das grandes vantagens de adotar o estilo Art Déco é a beleza e a praticidade. Um apartamento decorado neste estilo certamente será clean e funcional. Ou seja, as peças não pesam no ambiente, além de não serem meramente decorativas. Elas estão ali para serem usadas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »