AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2019 às 11h50min - Atualizada em 02/04/2019 às 11h50min

Entidade faz campanha para encontrar cápsula do tempo

Caixa com objetos de 42 anos atrás foi enterrada na sede da Ritinha Prates, no dia da sua inauguração, mas ninguém se lembra do local exato

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
No dia 27 de outubro de 1997, foi inaugurada em Araçatuba (SP) a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, uma entidade dedicada ao tratamento de pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Naquela ocasião, os idealizadores do projeto (José Américo do Nascimento, Elpidio Pedroso e Alice Prates) reuniram em uma caixa recortes de jornais, fotos, objetos daquela época e uma carta. Tratava-se de uma cápsula do tempo, um artefato para ser aberto anos depois, contando parte história de esperança dos fundadores.
 
Passados 42 anos, o futuro chegou, mas a cápsula não. Hoje, ninguém mais se lembra do local exato onde o objeto foi colocado. Dos três pioneiros, somente José Américo continua vivo, mas não se recorda do ponto preciso da inserção do objeto. "Acho que a gente enterrou a caixa na parte da frente da sede. Mas foram muitas obras e reformas, e o prédio está muito diferente daquele que a gente inaugurou em 1977. Não sei mesmo onde ela pode estar", comenta.
 
Dado o valor histórico e emocional da cápsula, a diretoria da Ritinha Prates está fazendo uma campanha para encontrá-la. "Estamos pedindo às pessoas que estiveram na inauguração ou conhecidos delas, que tenham informações sobre o episódio da cápsula, que entre em contato conosco", diz a presidente da entidade, Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida). "Caso encontremos a caixa, será um momento incrível de resgate de uma cena histórica de Araçatuba".
 
A campanha não tem prazo de duração. Quem tiver algum dado relacionado ao assunto pode entrar em contato pelos telefones (18) 3117-3627 ou (18) 3636-1722, pelo e-mail [email protected], pelo site www.ritinhaprates.org.br ou mesmo pela página do Facebook @hospital.ritinha.prates.
 
Cápsula do Tempo
 
Uma cápsula do tempo representa um desejo de se comunicar com o futuro. Ela serve para organizar previsões e esperanças em determinado projeto. A cápsula do tempo pode ser tão simples como uma caixa de sapatos cheia de coisas guardadas (ou mesmo esquecidas) por muito tempo. Como ela pode ter de durar muito tempo, o recipiente deve ser resistente. O idealizador deve ter em mente que a criação de uma cápsula para uma viagem no futuro é realmente uma aventura de dois lados envolvendo ele e quem vai descobrir isso no futuro. Portanto, é preciso certificar-se que os itens selecionados irão adicionar o elemento surpresa para quem abrir esse tesouro da história.
 
A Entidade
 
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates existe há 42 anos, e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Atualmente, atende 60 usuários internos. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates), que presta cerca de 500 atendimentos por mês.
 
Entre os valores da associação, que atende exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), usuários de 42 municípios vinculados à DRS-2 (Direção Regional de Saúde), está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »