AtaNews Publicidade 728x90
18/01/2019 às 16h58min - Atualizada em 18/01/2019 às 16h58min

Projeto Sabor Solidário ajuda na autonomia de PCDs

A cozinha do Hospital Neurológico Ritinha Prates foi adaptada com recursos repassados pela Coopercitrus e pelo Sicoob Credicitrus, por meio do programa Ação Social Cooperada

Karoline Verri Nunes
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Uma cozinha com paredes estampadas e utensílios coloridos, que ajudam a promover a aprendizagem e proporcionar a pessoas com deficiência (PCDs) autonomia, independência e convivência social. Este é o objetivo do Hospital Neurológico Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), com o projeto Sabor Solidário, que, com a adaptação e ludicidade do espaço, proporciona aos seus usuários um ambiente acolhedor, atrativo e humanizado durante as refeições. Todas as despesas para a montagem do local foram custeadas pelo programa Ação Social Cooperada, que é um fundo solidário mantido pelas cooperativas Coopercitrus e Sicoob Credicitrus.
 
As responsáveis por inscrever o projeto foram a assistente social Ivanesse Cristina Fernandes, a terapeuta ocupacional Simone Ferreira e a fonoaudióloga Carla Francieli Souza Garcia Ribeiro. Após o projeto ser selecionado, a instituição recebeu R$ 26 mil, que foram utilizados para promover a aquisição de equipamentos, utensílios e mobiliários adaptados para cada usuário.
 
 "Neste espaço realizamos atividades que ajudem a manter e a desenvolver as habilidades de cognição, coordenação motora, memória e autonomia. Para isso, são executadas semanalmente atividades de culinária de caráter interdisciplinar", afirma Ferreira.
 
As profissionais contam que modificando a dinâmica e organização dos usuários durante as refeições houve uma melhora de comportamento e de interesse pela alimentação. Isso ocorre, segundo Ivanesse, porque as estampas e cores quebram a monotonia das antigas paredes brancas, criando um novo clima, que estimula os usuários.
 
A Entidade
 
Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe há 35 anos trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas e auditivas. A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III Ritinha Prates). Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos. O HNRP atende atualmente 60 usuários internos com deficiências neurológicas severas e irreversíveis.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »