AtaNews Publicidade 728x90
26/11/2018 às 14h43min - Atualizada em 26/11/2018 às 14h43min

Câncer de Próstata: Santa Casa Vai Te Dar um Toque fez rastreamento em 170 homens

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Um total de 170 homens de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Santópolis do Aguapeí e Santo Antonio do Aracanguá , com idades acima de 50 anos participaram no último sábado (24/11) do 5º Circuito da Saúde do Homem, denominado “A Santa Casa vai te dar um toque”. O evento teve a coordenação cientifica do Centro de Radioterapia e Centro de Tratamento Oncológico. Aproximadamente 30 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, escriturários e pessoal de apoio, participaram da jornada deste sábado sob a coordenação geral do médico Sergio Smolentzov e a enfermeira Fernanda Contardi, gestores de Assistência da Santa Casa de Araçatuba. O provedor do hospital, Carlos Joaquim Rodrigues participou da abertura de um dos ciclos.

Os participantes foram divididos em três turmas que assistiram palestra sobre câncer de próstata ministrada pelo oncologista clínico, Bruno Guilherme Kersten, tomaram farto café da manhã e passaram por coleta de sangue para realização de exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) coordenada pelo Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa; e o exame de toque retal realizado pelos médicos radio-oncologistas Caio Marcelo Jorge e Alerson Molotievischi e pelo urologista José Vinicius de Morais.

Os resultados dos exames serão liberados a partir de 19 de dezembro. Os pacientes que apresentarem alteração no exame de PSA e/ou que no toque retal tenham sido detectados nódulos palpáveis são encaminhados pela própria Santa Casa de Araçatuba para realização de biópsias para os casos necessários.

Casos em que as biópsias comprovam tratar-se de tumores malignos ou doenças como a prostatite são encaminhados para o Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Araçatuba. As quatro edições do circuito registraram média anual de 10 pacientes com algum tido de doença na próstata, dentre as quais o câncer, e desconheciam o quadro.

Com a turma desse ano, sobe para 920 o total de homens atendidos pelo programa que realiza o rastreamento da próstata através da realização dos dois exames do protocolo para diagnóstico precoce do câncer de próstata: PSA (Prova do Antígeno Prostático) obtida através de análise de sangue coletado e o toque retal.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »