06/11/2018 às 08h52min - Atualizada em 06/11/2018 às 08h52min

Obesidade infantil: Como prevenir

Marco Turrini

Marco Turrini

Professor de Educação Física, graduado com mais de 40 cursos de especialização.18 anos residindo e atuando na Itália. Com mais de 30 anos de profissão

Marco Turrini, especial para o AtaNews
Foto: Reprodução
A obesidade infantil acontece quando uma criança está com peso maior que o recomendado para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado.

Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Apesar de ser uma condição com influência genética, a obesidade infantil também tem ligação com os hábitos alimentares da criança e da família, bem como a realização de atividades físicas. Dessa forma, a alimentação da criança e a quantidade de exercícios físicos que ela pratica são fatores determinantes para o aparecimento da obesidade infantil, ainda que exista histórico familiar do problema. Ficar atento a esses hábitos pode ajudar a prevenir a condição pela vida toda.

Para prevenir esse problema o ideal é propiciar a criança atividades dinâmicas, variadas, progressivas, lúdicas e divertidas. Treinos com pouca carga e baseados principalmente em movimentos dinâmicos funcionais. Com isso as crianças ganham muita consciência corporal e passam a vivenciar um ambiente com regras, disciplina e respeito.

Vantagens das atividades para crianças:

- Melhora condicionamento físico
- Alto gasto calórico
- Controle da obesidade
- Regulação do sono
- Associação direta com a qualidade de aprendizagem psicomotora e escolar
- Desenvolvimento afetivo e social
- Conhecimento do próprio corpo.
- Desenvolvimento de um adulto mais consciente de seu próprio corpo.
 
Link
Leia Também »
Comentários »