24/03/2022 às 10h06min - Atualizada em 24/03/2022 às 10h06min

12 dicas de gestão para fazer na sua revenda de carros

Todos os proprietários e comerciantes do meio de revendas sabem que, administrar um negócio, não é uma tarefa fácil.

Gerenciar funcionários, monitorar estoque, controlar vendas, proporcionar aos clientes um atendimento de excelência e diversas outras atividades que estão relacionados à variável do mercado de vendas de carro tornam a gestão do negócio extremamente trabalhosa.
 

Dentre todas essas responsabilidades citadas, a mais difícil, ainda, é controlar a quantidade de veículos armazenados e fazer o direcionamento dos corretos para a venda. Isso porque, se gerenciada de forma errada, pode impactar bastante nos lucros e resultados do negócio.

Como administrar um estoque de forma eficaz?

Com base em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, e pensando nas dificuldades que muitos proprietários possuem para gerenciar uma gestão de revendas de carros, separamos algumas dicas que podem ajudar e até mesmo facilitar na hora de administrar. 

Levantamento e cadastro de todos os veículos

Em primeiro lugar é preciso que os empreendedores conheçam exatamente quais são os veículos existentes em seu comércio, assim como todas as suas informações, fazendo o cadastramento do mesmo. É importante que este cadastro especifique: modelo, cor, ano, quilometragem. 
 

Além disso, é de extrema relevância que os donos da revenda não se esqueçam de que é necessário conhecer o estoque para poder gerenciá-lo;

Desenvolvimento do processo de controle do estoque

Após a realização do levantamento de todos os carros e suas respectivas informações, é necessário que o empreendedor crie processos internos que devem ser seguidos por toda equipe.
 

Tudo deve ser escrito e agendado: recebimento de carros novos, compra de veículos para a loja, venda, e todos os outros processos que serão realizados.

Acompanhamento do mercado

Ao trabalhar com vendas, é importante que os empreendedores estejam sempre ligados ao que acontece no mercado para que evitem manter no estoque carros que estejam em baixa procura ou que desvalorizaram devido aos novos lançamentos.

Atenção à depreciação dos carros 

Monitorar a desvalorização dos automóveis é extremamente necessário para  a gestão do estoque de veículos. É simples de entender: quanto maior for a depreciação do carro, menor será o seu valor de revenda. 
 

Além disso, tendo acesso a informações como essa, fica mais fácil de fazer a promoção de descontos focando na venda de modelos que estejam presos no estoque há algum tempo e apresentem tendência de perda de valor evidenciada.

A melhora nos processos internos de vendas

Além das dicas citadas acima de como melhorar a administração do estoque para as vendas ocorrerem de forma mais eficiente, existem também práticas que podem ajudar a otimizar os processos de revenda.

Melhorar a comunicação interna

Dar liberdade para que os colaboradores possam trocar ideias, opiniões e feedbacks conta muito para a eliminação de ruídos durante a comunicação. Dessa forma, haverá um melhor entendimento nas delegações das responsabilidades, ou seja, a equipe trabalhará cada vez mais como um time.

Padronizar os processos internos 

Isso irá ajudar a manter uma ordem sobre as atividades internas. Tendo esse ponto em vista, desde o setor financeiro até o setor da limpeza saberão exatamente qual o seu papel e seus objetivos.

Capacitar os funcionários 

Ao envolver os funcionários em treinamentos a equipe torna-se mais qualificada, atualizada e autônoma;

Mapear os processos

Documentar e definir etapas e diagnósticos para os processos é um caminho que auxilia os gestores e os próprios colaboradores a perceberem pontos que devem ser otimizados durante as atividades. É possível fazer a padronização dos documentos de acordo com o setor correspondente. Além de tudo, é de suma importância ter conhecimento e entendimento acerca dos processos internos da loja, saber quem está participando e o que cada um tem como responsabilidade.

Informatizar sua gestão 

Necessário para garantir agilidade, segurança e mobilidade e reduzir custos.

Integrar os setores

Para garantir um significativo crescimento do negócio, é importante que departamentos da empresa atuem de maneira conjunta. 

Definir metas claras e possíveis 

Para que os processos caminhem para a mesma direção é fundamental ter conhecimento sobre os objetivos e metas da empresa. 

Os processos internos e seus benefícios

Agora, levando em consideração as dicas para comprar um seminovo em Florianópolis e pensando nas dicas de como administrar um estoque eficaz, citadas acima, a melhora nos processos internos de vendas também podem trazer inúmeros benefícios ao empreendedor, como:

 
  • Maior rapidez na tomada de decisões;

  • Qualidade do serviço melhorada;

  • Estimulação à integração entre todas as áreas;

  • Aumento na produtividade;

  • Redução dos custos;

  • Aumento na atividade;

  • Somar valor para o cliente;

  • Aumento na competitividade.

 

Passo a passo para montar uma revenda

Abrir uma revenda exige dedicação para realizar todas as tarefas. Confira abaixo:

  • Ter conhecimento sobre o mercado de veículos;

  • Legalização da loja;

  • Criação de uma estratégia para a loja;

  • Contar com uma equipe preparada;

  • Divulgar sua loja;

  • Otimizar a gestão da revenda de carros
     

Dessa forma, seguindo os passos de como abrir uma revenda, e colocando em prática todos os pontos, o sucesso será garantido.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »