05/08/2021 às 11h40min - Atualizada em 05/08/2021 às 11h40min

JARDIM ZOOLÓGICO

Estilo safári são confortáveis para os animais

Lembro-me bem que quando criança eu, minha irmã e meus pais visitávamos vez ou outra o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.  Na época, eu achava aquilo maravilhoso, mas, não entendia que os animais não tinham o conforto necessário e indispensável para a sobrevivência,   Hoje em dia, mudou muito e para melhor.

Muitos  jardim zoológico no Brasil são  no estilo safári, com área muito ampla, simulando o habitat de cada espécie animal, uma evolução, com certeza, para o bem deles.   Isso tem sua razão na causa protetiva dos animais que ecoa em todo país e, naturalmente, novas leis surgiram, condicionando o funcionamento dos mesmos às indispensáveis melhorias e conforto dos animais, como ocorreu há poucos anos nesse mesmo Jardim Zoológico da cidade onde resido.
Atualmente, chama-se BioParque, com 60 mil m² e mais de mil animais de 140 espécies diferentes, localizado no bairro de São Cristóvão (RJ).  As crianças ficam encantadas e os animais não sofrem maus-tratos.  Zoológicos que tratam bem os animais devem ser multiplicados não apenas no Brasil, mas. no mundo.
O ZooParque é o maior jardim zoológico do Brasil, situado na cidade de Itatiba,município de São Paulo.  Também, no melhor estilo safári,  onde os animais se sentem confortáveis e os visitantes ficam extasiados, próximos deles.  Simula o habitat natural e os animais têm vida confortável e segura, vivendo bastante e com qualidade. 

Eu, particularmente, aprovo esses novos jardim zoológico espalhados pelo Brasil afora e  respeito quem discorde de mim. É bom lembrar que esses novos recintos que simulam a vida selvagem e habitat natural são melhores que a selva, pois não há predadores e cada animal de espécie diferente tem seu local apropriado, vivendo sossegadamente, distante do perigo iminente de origem predadora.  Isso sem esquecer que há o acompanhamento periódico de médicos-veterinários que cuidam muito bem dos animais, intervindo quando necessário, zelando pelo bem-estar e saúde de cada um.   Houve, sem dúvida, um grande avanço que não podemos deixar de reconhecer. Hoje, os animais são bem tratados nos zoológicos modernos e espaçosos e não há o que questionar e colégios visitam esses locais, o que é bom para alunos compreenderem que animais merecem viver e ser respeitados. É um grande aprendizado.  
AquaRio - o maior aquário da América do Sul
Localizado no Rio de Janeiro, simula o habitat marítimo para peixes e cetáceos, com belo e inconteste visual

Esse imenso aquário foi construído na cidade do Rio de Janeiro e inaugurado em 31/10/2016.  Empreendimento 100% privado, na verdade, um  oceanário, com 26 mil m², além de diversos andares e muitos tanques, somando 3,5 milhões de água salgada, o maior do Brasil e da América do Sul.  Fundamentado em pesquisas ambientais, proporciona à fauna marítima o mesmo habitat, conforto e qualidade para a vida de cada espécie. 

São 3 mil animais de 350 espécies diferentes convivendo harmoniosamente.  As crianças, principalmente, aprendem o melhor sobre a diversidade animal, o que é muito importante para a vida da fauna em amplo espectro.  Os adultos também ficam encantados. Isso é uma forma segura de educação para a preservação dos bichos, e pelo fim da crueldade contra eles.  Crianças próximas aos animais, tornar-se-ão sem dúvida,  adultos respeitadores a essas fragilizadas vidas.  Não podemos negar que houve um grande avanço e  tanto nos jardins zoológicos modernos assim como nos  grandes aquários, os animais ganharam grande visibilidade,  o que é importante para todos eles e a conscientização das pessoas sobre a vida de todos animais existentes na Terra.
Isso tem  nome certo e inconteste: evolução!
Não posso pensar diferente!

Gilberto Pinheiro é jornalista, palestrante
em escolas, universidades, destacando
a senciência e direitos dos animais
" Bem-aventurados os pacificadores que serão chamados filhos de Deus "
  Jesus de Nazaré
Link
Gilberto Pinheiro

Gilberto Pinheiro

Amigos dos animais. Somos o coração, a alma, a voz dos animais. Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »