AtaNews Publicidade 1200x90
AtaNews Publicidade 728x90
18/09/2024 às 17h38min - Atualizada em 19/09/2024 às 08h13min

Altos níveis de estresse pode levar a surdez

No dia do estresse, especialista alerta a relação entre tensão crônica e perda auditiva

PREZZ COMUNICAçãO
Divulgação\Canva
 

Com o Dia do Estresse sendo lembrado em 23 de setembro, especialistas chamam atenção para os impactos do estresse crônico na saúde auditiva. Segundo Ariane Gonçalves, audiologista, estresse prolongado pode agravar condições de saúde que afetam a audição. “O estresse crônico pode causar ou piorar problemas cardiovasculares, como a hipertensão, que afetam diretamente a circulação sanguínea e prejudicam a saúde auditiva”, afirma.

Além disso, o estresse pode aumentar a tensão muscular, especialmente nos músculos do pescoço e ombros, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para os ouvidos, causando ou agravando a perda auditiva. “Esse tipo de tensão pode ser um fator agravante, e muitas vezes as pessoas nem percebem essa relação entre estresse e audição”, explica a especialista.

Impactos

Além dos danos na audição, o estresse intensificado pode estar relacionado a uma série de problemas de saúde. “Distúrbios do sono, ansiedade, depressão, dores de cabeça e problemas gastrointestinais são comuns em pessoas que vivem sob altos níveis de estresse”, relata Ariane.

Apesar de que, a surdez não tenha cura definitiva em muitos casos, há tratamentos disponíveis, como o uso de aparelhos auditivos, terapia auditiva e, em alguns casos, cirurgias. O tratamento adequado pode variar conforme a causa e a gravidade da perda auditiva ao longo do tempo, e quanto mais cedo o problema for identificado, melhores são as respostas nos resultados.

Com isso, a especialista reforça uma recomendação importante para pacientes e leitores de como gerenciar o estresse de maneira eficaz. “Práticas como exercícios de relaxamento, atividades físicas regulares e hobbies que ajudem a aliviar a tensão são essenciais para evitar não só problemas auditivos, mas outros impactos negativos à saúde”. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »