AtaNews Publicidade 728x90
29/06/2018 às 11h01min - Atualizada em 29/06/2018 às 11h01min

Piso ideal para cada ambiente

Cada casa tem um estilo, cada cômodo tem sua especificações, e cada pessoa tem suas prioridades. Uma falha na escolha do piso pode acarretar danos grandes no futuro.

Essência Móveis
Foto: Divulgação
Cada casa tem um estilo, cada cômodo tem suas especificações, e cada pessoa tem suas prioridades. Por isso a escolha do piso ideal para cada ambiente de uma casa é tão importante, e é isso sobre isso que vamos falar no “Piso ideal para cada ambiente – Dicas”.

Cada ambiente de seu lar deve ter um cuidado diferente, e por isso, pede um piso diferente, um piso ideal para cada cômodo. Fazendo a escolha correta, tudo irá ser mais fácil, desde o aconchego que tomará o ambiente, até a facilidade de limpeza e movimentação cotidiana.

Muitas características são levadas em conta na hora da escolha do piso ideal, devemos pensar até mesmo no clima da região onde a casa está construída. Afinal o piso pode esquentar ou esfriar a casa.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Na hora de decidir qual piso colocaremos em nossa casa, devemos levar em conta alguns pontos muito importantes:
  • Instalação
  • Manutenção
  • Durabilidade
  • Adequação
Quando for decidir qual modelo e tipo de piso irá ser colocado em sua casa, pesquise bastante. Essa escolha é superimportante, para evitar problemas futuros, tanto estruturais como estéticos.

Instalação:
Quando começamos a planejar a casa, depois de toda estrutura pronta, vem a hora de escolher o piso ideal para cada ambiente. Este momento é divertido, porem deve ser levado muito a sério, pois uma falha nesta escolha pode acarretar danos grandes no futuro.

A instalação do piso deve ser feita por mão de obra especializada (Não economize com isso, esse valor economizado pode trazer muita dor de cabeça no futuro), e deve ser uma das ultimas coisas a serem feitas na estrutura da casa. A instalação do piso pode ocorrer na construção da casa, ou em uma reforma.

Para facilitar a nova colocação de pisos, economizar, e para quem não quer muito “quebra quebra”, poeira e bagunça dentro de casa, existem diversas opções de sobre-pisos.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Sujeira e entulho não precisam mais fazer parte da sua reforma, em relação ao piso, pois estas novas opções de revestimento vão salvar a sua vida.

No lugar de remover todo o piso antigo (levantando muita poeira e trazendo muito entulho), agora é possível apenas assentar o revestimento sobre o piso anterior. E você ainda economiza muito com a mão de obra, pois não existira o trabalho de quebrar e retirar o piso já existente.

Mas ai fica a pergunta: Já que o piso vai ficar sobreposto, logicamente irá ficar mais alto, e as portas? Tenho que troca-las?

A resposta para esta pergunta é simples e até mesmo econômica. Contrate um marceneiro para cortar a altura de sua porta e batentes. Este trabalho sai muito mais em conta do que trocar a porta, ou quebrar o piso para recolocação. Essa opção de fazer a sobreposição dos pisos, só não é valida quando existe um dano estrutural, ou quando os pisos estão soltos.

Manutenção:
No momento em que pensamos no piso ideal, devemos levar em conta a funcionalidade do ambiente em que ele será inserido. Pois cada ambiente deve ter uma manutenção diferente, assim como cada tipo de piso pede um cuidado diferente.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Uma casa com pisos de madeira, não pode ser cuidada da mesma forma que uma casa em piso frio. Os dois tipos de pisos tem suas manutenções distintas e na hora de escolher o piso ideal, devemos nos preocupar com a manutenção que será dada a ele. A manutenção do piso é importantíssima.

Uma casa com carpete não pode ser lavada com água, e nem passada cera. Para cada tipo de piso, existe um tratamento para fazer com que ele fique sempre limpo e bonito.

Durabilidade:
A durabilidade de um piso é muito importante para a efetiva decoração da casa. Um piso ideal, é aquele que vai durar bastante tempo, resistindo aos anos, e conseguindo trazer aconchego ao ambiente.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Desta forma, quando for escolher o seu piso, prefira os de materiais duráveis e resistentes, mesmo que custem um pouco mais caro, o custo referente ao beneficio vale a pena. Um piso lindo, sem durabilidade, vai se transformar na sua dor de cabeça futura.

Adequação:
O piso ideal de uma sala ou quarto, não é o mesmo piso ideal de uma cozinha ou banheiro. Desta Forma a escolha do seu piso deve ser adequada à usabilidade do cômodo.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Essa adequação também se refere ao tamanho do ambiente e da luminosidade dentro dele. Uma sala pequena e escura necessita de um piso diferente e uma sala grande e ampla. Mas isso será visto mais pra frente aqui no “Piso ideal para cada ambiente – Dicas”.

Divisão dos ambientes de uma casa
Uma casa sempre se divide em duas “áreas”: A área molhada e a área seca.

Área molhada
A área molhada se refere a todos os ambientes onde o contato com a água será maior, onde serão utilizadas as tubulações de água.

Então os ambientes que se encaixam nas características de área molhada são as cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
  • Áreas molhadas:
  • Cozinha
  • Banheiro
  • Área de Serviço
Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Área Seca
A área seca é toda aquela em que a água não incide de forma excessiva, onde não existem as tubulações e torneiras.

Seguindo estas características, as salas e os quartos, são os cômodos que se encaixam nas especificações de uma área seca.

Áreas Secas:
  • Sala
  • Quarto
Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Piso ideal Cozinhas e Banheiros
O melhor tipo de piso de uma cozinha ou banheiro é aquele que não absorve água. Afinal estes dois cômodos fazem parte da área molhada da casa, e receberão grande fluxo de água, e deverão ser limpos constantemente.

Cozinha
Como a cozinha é um dos cômodos mais movimentados da casa, ela pede um piso bastante resistente, que não absorva água, e que tenha boa durabilidade. Neste caso, o mais indicado são os famosos e queridos “pisos frios”, e o adorado porcelanato. Eles têm uma durabilidade incrível, e deixam o ambiente ainda mais prático.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Uma de suas boas características é que têm uma grande facilidade de limpeza, e se utilizados em cores claras, podem aumentar e clarear os banheiros e as cozinhas.

Pensar na qualidade dos rejuntes utilizados na colocação dos pisos também é importante, pois com o tempo eles podem se desgastar prejudicando o piso, podendo causar infiltração.

Banheiro
Um dos maiores cuidados que devemos tomar na hora de escolher o revestimento do banheiro é a preocupação com o mofo, afinal este é o ambiente mais molhado da casa.

Desta forma o tipo de piso recomendado é o porcelanato esmaltado ou as pastilhas, pois eles tem poucos poros, e não deixaram que seu banheiro fique úmido. Mas também devemos levar em conta que apenas a escolha correta dos pisos não salva seu banheiro do mofo e umidade, ele deve ser bem ventilado.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



E não se esqueça de manter o rejunte sempre limpo, ele é a porta de entrada para bactérias, e quando suas frestas ficam sujas deixam o ambiente muito feio, estragando todo o resto da sua decoração! Tomando estes cuidados, você terá sempre um banheiro limpo, cheiroso e arejado.

Piso ideal Salas e Quartos
Para os quartos e salas devemos sempre pensar no conforto e no aconchego. Desta maneira o piso que melhor se encaixa, nestas características, são os laminados, que atualmente tem uma ótima funcionalidade.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Mas se sua casa estiver localizada em uma região de bastante frio, o ideal é a utilização do laminado.

Salas
O piso frio é muito bom também, e para que se tornem mais aconchegantes, colocamos os queridos tapetes, que aquecem o ambiente. A colocação de moveis de madeira, também ajuda a aquecer e aconchegar sua sala.

4

4



Quarto
O mais importe no piso de um quarto, é sua funcionalidade. Aquela velha historia de que não devemos sair da cama e colocar o pé descalço no chão frio, se torna real em nossa decoração. O correto é que, se o nosso piso não for de madeira, laminado, é que tenhamos tapetes ao redor da cama. Isso torna seu quarto mais charmoso e aconchegante.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Piso para Ambientes Pequenos
Os ambientes pequenos pedem um piso que faça com que eles pareçam ser maiores. Assim podemos escolher os pisos com medidas maiores, pois um piso pequeno faria com que o cômodo parecesse ainda menor!

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Quanto menor o ambiente, maior o piso. E a claridade também é importante para aumentar o ambiente. Então sempre escolha pisos mais claro que reflitam a luminosidade e façam o cômodo parecer mais amplo.

O importante é que não tenhamos muitas divisórias no piso. Quanto menor o numero de traçados do revestimento, maior será o cômodo.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Características dos pisos para ambientes pequenos:
  •  Pisos grandes
  •  Pisos claros
  •  Pisos com forma inteiriça
Seguindo estas pequenas dicas, sua sala pequena vai se tornar um ambiente visualmente amplo e muito mais aconchegante.

Piso para Ambientes Grandes.
Escolher o piso de um ambiente grande é mais fácil, afinal ele por si só já é claro e amplo. Mas é sempre bom pensar em não colocar pisos extremamente grandes, pois esse excesso na proporção pode causar desconforto visual.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Mas em ambientes maiores, podemos brincar com as cores dos pisos e revestimentos. Até o cimento pode ser cogitado como forma de revestir seus pisos e paredes.

Características dos pisos para ambientes grandes:
  • Pisos médios
  • Pisos claros ou escuros
Seguindo estas dicas, seu ambiente que é grande, não irá ficará desproporcional. Mantendo assim o equilíbrio que é essencial em qualquer decoração.

Piso área externa
Para escolher o piso certo, primeiramente temos que saber qual é a proposta de sua área externa. Temos que perguntar se o piso será exposto ao Sol, ou se ficará na beira de uma piscina?

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Lembrando que em áreas onde o piso ficará exposto a água, é necessária a utilização de pisos antiaderentes. Os pisos antiaderentes evitam escorregões indesejáveis. E eles também não absorvem muita água, deixando o seu revestimento livre de infiltrações.

Piso de Concreto Polido – Rústico e Moderno
Utilizar o concreto dentro de casa está em alta, ele saiu direto dos pisos das fabricas para dentro de sua casa. Porém, para que fique perfeito, ele deve ser feito por mão de obra especializada, pois podem ocorrer rachaduras e rompimentos.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Mas depois de escolher o melhor profissional, e o melhor material, é só se divertir inserindo este elemento que pode dar um “up” em sua decoração.

Piso Ideal faz a diferença
Viu como a colocação do piso ideal faz toda diferença em sua decoração. O revestimento correto vai tornar sua casa muito mais prática bonita e aconchegante.

Piso ideal para cada ambiente – Dicas

Piso ideal para cada ambiente – Dicas



Os pisos devem ser pensados desde a construção da estrutura de sua casa, mas caso você esteja comprando um móvel um pouco mais antigo, ou apenas reformando sua casa, pense na dica que demos em relação ao sobre-piso.

Eles são modernos, muito mais baratos que os pisos clássicos, e se adaptam a diversos tipos de pisos preexistentes. Converse com seu arquiteto, e torne seu sonho, de ter uma decoração perfeita em realidade! É sempre bom lembrar que a estrutura de sua casa está em primeiro lugar.

Primeiramente devemos pensar na estrutura, depois na funcionalidade e por ultimo, mas não menos importante, na beleza.

Para não esquecer nenhum detalhe do que vimos neste post, “Piso ideal para cada ambiente – Dicas”, vamos revisar agora todos os pontos importantes!






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »