AtaNews Publicidade 728x90
18/12/2023 às 11h04min - Atualizada em 18/12/2023 às 11h04min

Lula agenda jantar de fim de ano com todos os ministros do STF

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
O encontro será na casa de Barroso em Brasília e reunirá, além dos ministros, membros da equipe de Lula, como o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, e o secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Wellington Cesar Lima e Silva

O atual ocupante da presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidou todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar de fim de ano agendado para  terça-feira (19).  O encontro ocorrerá na residência do presidente do STF, Luís Roberto Barroso. O encontro íntimo, que não aconteceria no governo anterior, será realizado após a grande vitória de Lula: a entrada de Flávio Dino na Corte.

Além dos ministros do STF, representantes do núcleo jurídico da Presidência, como o ministro-chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, e o secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Wellington Cesar Lima e Silva, também são esperados para participar do jantar na residência de Barroso.

A última ocasião semelhante ocorreu em 2022, após sua eleição para a Presidência da República, antes mesmo da posse. Desde então, Lula tem preferido reuniões individuais ou encontros em eventos oficiais.

“A presença de todos os ministros ainda precisa ser confirmada, e ficará a cargo dos cerimoniais da Corte e do Planalto. André Mendonça e Nunes Marques, que foram indicados por Jair Bolsonaro (PL), são os convidados que despertam maior atenção a respeito de uma eventual ida ao jantar”, diz o jornal.

A quarta-feira (13), aniversário do ministro do STF Alexandre de Moraes e do AI-5, foi um dia duro para muita gente. O Plenário do Senado aprovou a indicação do senador licenciado e atual ministro da Justiça para o cargo de ministro do STF. A votação secreta terminou com 47 votos a favor e 31 contrários, além de 2 abstenções. Dino precisava de no mínimo 41 votos para a aprovação.

O jantar é comemoração: a vitória dessa pequena porção em relação à derrota de toda a nação. A felicidade de Lula já foi assumida: ele disse, na quinta-feira (14), estar feliz por colocar o "primeiro ministro comunista" no STF, se referindo a Dino, indicado por ele ao cargo e aprovado em votação.
"Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história desse país, nós conseguimos colocar na Suprema Corte desse país um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino", disse Lula.

Mas para entender melhor qual o histórico de Dino e qual o problema de sua entrada no STF, conheça aqui sua história

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »