AtaNews Publicidade 728x90
17/10/2023 às 14h42min - Atualizada em 17/10/2023 às 14h42min

Devolvida à natureza: onça-parda é resgatada na região central de Itu (SP)

Assessoria de imprensa
Rafael Mana/Cras Núcleo da Floresta
Uma onça-parda foi resgatada no Centro de Itu (SP), na manhã dessa segunda-feira (16). O animal foi localizado na Praça Duque de Caxias (Quartel), no jardim externo.

A ação foi realizada pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da cidade e pelo pela organização Núcleo da Floresta, que é um centro de reabilitação que recebe animais silvestres de toda a região.

O animal é uma fêmea, de aproximadamente dois anos e 25 quilos. A onça foi sedada e removida do local, em seguida, passou por avaliação e não apresentou nenhum problema de saúde ou ferimento.

No final desta tarde, foi realizada a soltura da onça em área apropriada no município de Itu, com a supervisão da equipe envolvida no resgate.

Foto: Rafael Mana/Cras Núcleo da Floresta

Rafael Mana, biólogo especialista em manejo de animais silvestres e diretor do Núcleo da Floresta, explicou que esse tipo de animal pode percorrer até 24 km por noite e, provavelmente, estava de passagem em busca de alimento. Ela, assim como um irmão e a mãe, estavam sendo monitorados há pelo menos um ano.

Ainda de acordo com o biólogo, a onça-parda não é considerada agressiva em relação ao ser humano e, a exemplo de outros animais silvestres, só tende a atacar se estiver acuada. Portanto, nunca se deve tentar capturar, ferir ou atirar em animais silvestres.

Na cidade, quem avistar uma onça ou algum animal silvestre em área urbana, necessitando de resgate, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »