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14/07/2023 às 14h24min - Atualizada em 14/07/2023 às 14h24min

Sacos de lixo se acumulam por ruas de Birigui após contrato com empresa vencer

Atualmente, o município utiliza uma pá carregadeira para fazer o trabalho de forma improvisada. Contudo, a saída para tentar solucionar o problema não tem sido eficiente.

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Moradores de Birigui (SP) reclamam do acúmulo de lixo espalhado por bairros da cidade. O problema surgiu após o contrato com a empresa que fazia a coleta terminar no domingo (9).

Atualmente, o município utiliza uma pá carregadeira para fazer o trabalho de forma improvisada. Contudo, a saída para tentar solucionar o problema não tem sido eficiente.

Segundo dona de casa Maria Eliza Nunes, moradora do Residencial Candeias, o problema com a coleta ocorre desde segunda-feira (10).

"Ontem seria dia o normal da coleta, mas também não passou, e o lixo amanheceu na rua. Os cachorros rasgam e fica mau cheiro. A gente que é morador tenta deixar limpo, mas está uma bagunça".

Para o analista de Tecnologia da Informação (TI) Thiago Fortuna Santos, morador da Vila Maria, o atraso na coleta de lixo causa inúmeros transtornos.

"Eu acordei, e o lixo estava todo espalhado na frente da minha casa. Fora isso, tem a situação dos moradores em situação de rua que também rasgam o lixo para pegar comida", conta.

Segundo a prefeitura, três caminhões são usados para fazer a coleta de lixo, mas dois quebraram no começo da semana, o que prejudicou o serviço.


No mês de abril, um contrato emergencial com a empresa foi publicado no Diário Oficial do Município. No documento, consta que o Prefeito Leandro Maffeis Milani autorizou a contratação da empresa, no valor de R$241,200 mil, objetivando a prestação de serviços de locação mensal de três caminhões para a coleta e destinação final de resíduos sólidos, pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado, se o caso.

Conforme o Diretor de Coleta e Tratamento, David Souza, a prefeitura corre contra o tempo para tentar solucionar o problema.

"Nós temos a questão de um novo contrato que estamos elaborando. Já estamos conversando com algumas empresas que aceitem mais esses 90 dias de contrato emergencial, e com isso, esperamos no máximo até domingo sanar esse problema, já contratando essa nova empresa vencedora do contrato emergencial aqui do município, para a coleta de lixo".

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