AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2023 às 20h46min - Atualizada em 12/04/2023 às 20h46min

Segurança nas escolas é tema de reunião na Câmara

Carlos Demarchi
Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara Municipal/Angelo Cardoso
As comissões permanentes da Juventude e de Educação, Cultura, Desporto e Ciência e Tecnologia da Câmara promoveram uma reunião na manhã desta terça-feira (11/4) no Plenário da Casa de Leis para debater a segurança nas escolas do município.

Representantes da secretaria municipal de Educação, da Diretoria de Ensino de Araçatuba, da Defensoria Pública, da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), do Conselho Tutelar e de escolas particulares debateram como a questão está sendo enfrentada. Pais e mães de alunos também relataram aos vereadores as preocupações diárias ao levar os filhos para as escolas.

A reunião foi conduzida pelo vereador Wesley da Dialogue (Podemos), que preside as comissões da Juventude e de Educação. Também participaram da reunião a vereadora Regininha (Avante) e os vereadores Coronel Guimarães (União Brasil), Luís Boatto (MDB), Arnaldinho (Cidadania), João Moreira (PP), Nelsinho Bombeiro (PV), Dr. Alceu (PSDB), Dr. Jaime (PSDB) e Maurício Bem Estar (PP).

A assessora executiva da secretaria municipal de Educação Simone Andrade destacou as ações de cultura de paz como mecanismos para enfrentar o problema e combater a intolerância nas unidades escolares. “Foi uma reunião de grande valia para todos e uma iniciativa muito assertiva da Câmara. A secretaria já desenvolve os projetos de cultura de paz e nós temos um grupo de gestores de paz. Toda a gestão participa das atividades contra todo e qualquer tipo de violência”, disse.

SUGESTÕES

Os participantes também abordaram a necessidade de ampliar a ronda policial nas escolas, a contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuarem na rede de ensino, a contratação de profissionais de orientação de convivência, o investimento em câmeras de segurança nas unidades escolares, a restrição de atendimentos presenciais e o controle de acesso nas instituições de ensino, o respeito às regras básicas de convivência, a criação de protocolos de acolhimento e o combate ao bullying e ao discurso de ódio no ambiente escolar.

Os vereadores Maurício Bem Estar e Nelsinho Bombeiro debateram sobre o efetivo de segurança pública nas escolas. Já o vereador Luís Boatto disse que, além de medidas preventivas, são necessárias políticas de enfrentamento. “Araçatuba não está preparada. A questão da segurança precisa ser tratada com eficiência. A guarda municipal não tem as condições necessárias de fazer esse trabalho”, afirmou.

Uma ata da reunião será elaborada e encaminhada à Presidência da Casa de Leis. “Nós fazemos um balanço positivo do encontro para fazer um diagnóstico da rede de educação por meio dos olhares dos pais, estudantes e mães e pais de alunos e para subsidiar possíveis ações e políticas públicas que sejam propostas pelo poder público”, comentou no final da reunião o vereador Wesley da Dialogue, presidente das comissões da Juventude e de Educação.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »