AtaNews Publicidade 728x90
27/01/2023 às 15h27min - Atualizada em 27/01/2023 às 15h27min

Monitoramento de Câmeras de Segurança é modernizado em Fernandópolis

Apresentação do sistema aconteceu na manhã da última quarta-feira, 25, no 16º BPM-I

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fernandópolis
Na manhã da última quarta-feira, 25, representantes da Prefeitura conheceram o sistema de monitoramento de câmeras de segurança instalados em vias públicas do município. Por meio do projeto ‘Sentinela Digital’, as câmeras estão em funcionamento desde 2019 e nos últimos meses novos pontos passaram a ser monitorados pelas Polícias.

O sistema é projetado pela empresa Guardiões, vencedora do processo licitatório e todo o monitoramento é realizado 24 horas por dia pela Polícia Militar, numa sala exclusiva no 16º Batalhão. O sistema também está disponível em tempo real para a Polícia Civil e na sede da 1ª Companhia da Polícia Militar, localizada ao lado do Paço Municipal.

Participaram da apresentação, o prefeito André Pessuto, o secretário municipal de Trânsito, Ederson Silva, os majores Ivan Belentani e Mário Siconeli. “Fernandópolis foi um das pioneiras na instalação deste tipo de sistema. A sociedade se uniu na compra de equipamentos, a Prefeitura acreditou na efetivação e manutenção do projeto e hoje, com o respaldo das Polícias, nossa comunidade está muito mais segura”, destacou Pessuto.

Para o secretário de Trânsito, a ideia é dar continuidade ao projeto, inclusive com a instalação de novos pontos. “Hoje as principais entradas e saídas de Fernandópolis possuem as câmeras que são de altíssima qualidade, além de outros pontos estratégicos. O objetivo é sempre ir modernizando o sistema e instalando em novos pontos indicados pelas autoridades de segurança pública do município”, comentou Ederson.

“Esse sistema auxilia muito o nosso trabalho. Conseguimos, além de identificar possíveis ações criminosas, monitorar ações suspeitas, verificar as condições do trânsito, entre outros fatores de extrema importância para a Polícia Militar”, disse o Major Belentani.

 SISTEMA DE CÂMERAS EM VIAS PÚBLICAS

Fernandópolis possui em funcionamento 16 ‘câmeras OCR’ (com leitor de placas de veículos). Elas identificam em tempo real todos os veículos que estão passando, por exemplo, na principal avenida de Fernandópolis e quando identificada alguma irregularidade no caráter criminal, um alerta é emitido em tempo real para o COPOM da Polícia Militar que levanta as informações complementares do veículo e já disponibiliza uma viatura para possível abordagem8.

O sistema também opera com 05 ‘câmeras speed dome’ que conseguem abranger 360º graus de imagem com captura de tela em alta definição e super zoom. O programa ‘Sentinela Digital’ de Fernandópolis é integrado ao programa ‘Detecta’ da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com isso, informações de outros municípios também são compartilhadas com as autoridades locais em tempo real.

A Secretaria Municipal de Trânsito já trabalha para futuramente inserir o sistema de Fernandópolis no programa ‘Cortex’ do Ministério da Justiça, para que informações a nível federal também sejam compartilhadas em tempo real com as autoridades locais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »