AtaNews Publicidade 728x90
08/01/2023 às 19h23min - Atualizada em 08/01/2023 às 19h23min

Lula decreta intervenção federal no DF

- Redação
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva falou a imprensa nesta tarde depois que manifestantes avançaram pela Esplanada dos Ministérios e invadiram o Congresso Nacional (Foto: Reprodução/Tv Brasil)
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste domingo (8) a intervenção na área de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal. Segundo o decreto, o prazo da intervenção vai até 31 de janeiro de 2023. 

Lula, que está em Araraquara, no interior de São Paulo, para onde foi neste final de semana para acompanhar danos causados pelas chuvas na região, falou a imprensa nesta tarde depois que manifestantes avançaram pela Esplanada dos Ministérios e invadiram o Congresso Nacional, em protestos antidemocráticos que contestam o resultado das eleições de outubro.

A intervenção será comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, subordinado diretamente à Presidência da República. “O interventor poderá requisitar recursos financeiros, tecnológicos, estruturais necessários a quaisquer órgãos”, acrescentou Lula.

Antes de assinar o decreto, o presidente condenou os atos antidemocráticos que tomaram conta da Praça dos Três Poderes e disse ter havido falha de segurança. “Achamos que houve falta de segurança. Queria dizer para vocês que todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas vão exigir que as pessoas respeitem as instituições criadas para fortalecer a democracia”, declarou.

O presidente prometeu que todas as pessoas que participaram da depredação serão punidas pela lei e chamou de irresponsáveis os atos antidemocráticos. “É importante lembrar que a esquerda brasileira teve gente torturada, morta, desaparecida. Nunca vocês leram notícias de gente de esquerda invadindo o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto”, disse.

“Essa gente tem de ser punida, inclusive vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei pelo gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e de fascistas”, declarou o presidente, que classificou de barbárie a invasão das sedes dos Três Poderes.

Decreto assinado por Lula para intervenção federal no Distrito Federal

* Com informações Tv Brasil / Foto: Reprodução/Twitter
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »