AtaNews Publicidade 728x90
06/01/2023 às 09h45min - Atualizada em 06/01/2023 às 09h45min

Filho de Zé Dirceu vai ser líder do PT na Câmara

Bancada da sigla vai ser a segunda maior da Casa

Oeste
Existia um impasse entre a corrente majoritária petista Construindo um Novo Brasil e o grupo de alas minoritárias, chamado 'esquerda do PT' | Foto: Wikimedia Commons
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro petista José Dirceu, será o líder do PT na Câmara dos Deputados neste ano. A legenda chegou a um acordo nesta quinta-feira, 5. Existia um impasse entre a corrente majoritária petista Construindo um Novo Brasil (CNB) e o grupo de alas minoritárias, chamado “esquerda do PT”.

O CNB vai ter o cargo de líder do PT na Câmara em 2023, com Zeca — conhecido pelo lamentável episódio de ter chamado o ex-ministro da Economia Paulo Guedes de “tchutchuca do centrão”—, e em 2024 com Odair Cunha (PT-MG). Para que outros parlamentares concordassem, o cargo na Mesa Diretora da Câmara, que também é dos petistas, ficará com a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Já no terceiro ano do mandato de presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caberá ao deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). E, no último ano, o líder será o parlamentar Pedro Uczai (PT-SC). Para a presidência da Casa, o PT apoia a reeleição do atual presidente Arthur Lira (PP-AL). A bancada da sigla vai ser a segunda maior da Câmara. Em 2022, foram eleitos 68 deputados.

O partido também já definiu os líderes do governo: José Guimarães (PT-CE) como líder na Câmara; e o senador Jaques Wagner (PT-BA) como líder no Senado. Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assumirá a liderança no Congresso.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »