AtaNews Publicidade 728x90
25/08/2022 às 17h12min - Atualizada em 25/08/2022 às 17h12min

Guarda Civil Municipal completa 73 anos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba está completando 73 anos de serviço e dedicação ao município

PMA
Foto: Divulgação
A GCM foi criada no período de administração do prefeito Joaquim Geraldo Corrêa, por meio da Lei nº 54 de agosto de 1949, sendo incorporada ao efetivo remanescente da Guarda Noturna, entidade instituída pela Associação Comercial.


Na época, o contingente da Guarda não passava de 20 profissionais e como a cidade abrigava uma população pequena, o serviço era feito a pé no centro e a cavalo nos locais mais distantes. A jornada de trabalho tinha início às 22h e término às 4h.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com efetivo de 196 membros, sendo 166 homens e 30 mulheres, além de uma frota de 22 viaturas, sendo 15 de quatro rodas e 7 de duas rodas, além da Bike Patrulha. Recentemente adquiriu armamento moderno composto por pistolas .40 e 9 milímetros, prestes a serem utilizados.

A corporação presta serviços especializados como o de patrulhas ambiental, rural, escolar, preventivo dos próprios públicos e ronda com motocicletas.

É missão da Guarda Municipal zelar pelos próprios públicos, meio ambiente, trânsito e apoiar as demais secretarias do município, além da Defesa Civil e Mobilidade Urbana, colaborando ainda com a cessão de duas Guardas Municipais que trabalham junto ao Corpo de Bombeiro da Polícia Militar.

Faz parte da GM o Centro Operacional de Comunicação e Vídeo Monitoramento (COP), o CFAA – Centro de Formação, Atualização e Aperfeiçoamento em Segurança Urbana, onde anualmente todo o efetivo passa por um período do estágio de qualificação profissional tendo aulas como primeiro socorros, armamento e tiro, defesa pessoal, novas legislações e devidas atualizações, além de formar novos Guardas concursados.

O Assessor Executivo da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), Valmir Alcântara, celebra o bom desempenho da corporação e de seus profissionais. “Gostaria de parabenizar a Guarda Municipal, que vem a cada dia trabalhando e servindo a nossa população sempre na busca de oferecer um serviço de segurança municipal de excelência”.

O prefeito Dilador Borges agradeceu o trabalho que vem sendo exercido pela classe, o que colabora efetivamente na segurança da cidade. “Nossa guarda municipal honra sua história de atuação pela segurança do patrimônio público e das pessoas, dada sua identidade de instituição comprometida com seus valores de respeito e dedicação. Como representante das duas vias, tanto do serviço público como da população que nos confia esta gestão, só temos a agradecer e parabenizar, com os votos de contínuo sucesso e esperança de comemorarmos por muitos e muitos anos.”



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »