AtaNews Publicidade 728x90
11/05/2018 às 15h27min - Atualizada em 11/05/2018 às 15h27min

Veja dicas acertar na decoração de uma sala de jantar pequena

Saiba o que usar ou evitar para conferir mais charme a esse ambiente

Revista ZapImóveis
Evite cadeiras volumosas. O indicado é apostar em modelos ergonômicos, cujo encosto forme um ângulo de 90º (Fotos: Shutterstock)
Fazer a decoração de uma sala de jantar pequena é algo que vai além da escolha de cadeiras e mesas. É fundamental pensar sobre o espaço disponível e não exagerar na quantidade de móveis e itens decorativos.

A distância entre a cadeira e a parede deve ser de, no mínimo, 70 centímetros – e de 80 cm caso o móvel esteja em um corredor de circulação. Por isso, evite usar cadeiras volumosas, reclináveis e de estrutura pesada. O mais indicado é apostar em modelos ergonômicos, cujo encosto forme um ângulo de 90º com o assento.

Decoração de sala de jantar pequena

Decoração de sala de jantar pequena



Os móveis devem ainda seguir o estilo decorativo do ambiente. Decorações modernas podem receber peças com linhas retas e pés palito. Já as clássicas ficam melhores com um mobiliário da época vitoriana.

As salas de jantar contemporâneas aceitam cadeiras de diferentes estilos ao redor da mesa. E se a proposta for mais rústica, o ideal é abusar de móveis repletos de tramas e fibras naturais, além da tradicional estrutura de madeira.

Truques para fazer a decoração de sala de jantar pequena
Outra questão importante é o formato das peças. Lembre-se de que mesas redondas ou ovais são melhores em espaços reduzidos, garantindo mais lugares à mesa.

decoração de sala de jantar pequena com mesa

decoração de sala de jantar pequena com mesa



O tamanho pequeno da sala de jantar permite ainda que alguns itens sejam retirados ou substituídos da decoração. O bufê é um deles. O móvel dá lugar facilmente a um carrinho de chá ou a uma mesa de canto retrátil, o que confere praticidade ao ambiente. “Mas se quiser ter a peça, o ideal é aproveitar um espaço vazado para instalar uma adega”, afirma Mariana Fedulo, arquiteta e urbanista.

A sala de jantar pequena pode também ser integrada à cozinha e ganhar mais área livre. Instale uma coifa potente, para os odores não se espalharem pela casa, e substitua a mesa tradicional de jantar por uma bancada de apoio da pia.

decoração de sala de jantar na cozinha

decoração de sala de jantar na cozinha



A decoração do ambiente conta com outro recurso na hora de garantir amplitude: os espelhos. Invista em móveis de acabamento espelhado ou instale um espelho retangular na parede atrás da mesa de jantar. Tal posição é ideal porque impede que os convidados fiquem olhando uma área vazia durante as refeições. Mas evite deixar um espelho de frente ao outro e criar o efeito de “profundidade infinita”.

O passo seguinte é definir as cores dos móveis e das paredes da sala. As tonalidades quentes (vermelho e laranja, por exemplo) aumentam a sensação de apetite e devem ser evitadas. Já as frias têm o efeito inverso, sendo também pouco vantajosas no espaço das refeições.

decoração de sala de jantar pequena com espelhos

decoração de sala de jantar pequena com espelhos



O recomendado pelos especialistas é investir em tons neutros e pastel – branco, bege ou cinza, pois não interferem no apetite dos moradores.

O projeto luminotécnico é mais uma etapa da decoração de uma sala de jantar pequena. É essencial não deixar cantos escuros e mal iluminados. Uma saída possível é instalar spots e um bonito lustre no centro da mesa. “A iluminação embutida ou os rasgos no gesso são utilizados em espaços pequenos, pois evitam a barreira visual que o pendente cria”, diz a arquiteta. E quando o ambiente for integrado, cuide para a linguagem visual estar em harmonia tanto nas luminárias quanto na temperatura de cor das luzes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »